ALCATEL-ONE-TOUCH-FIRE Mobile

Mozilla lança dois smartphones com Firefox OS, o ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire


A operadora espanhola Telefónica, lançou os dois primeiros* smartphones com Firefox OS, o sistema operativo/operacional da Mozilla. Para já, o ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire, só estão disponíveis em Espanha, mas a curto prazo deverão chegar a outros países.

Estes dois smartphones “low-cost” chegam ao mercado com um preço de 69 euros e ainda inclui um crédito de 30 euros para os clientes que utilizem os sistema de pré-pagamento. Estes novos aparelhos aliam a simplicidade de utilização a um design moderno e tornam a tecnologia de ponta acessível aos consumidores que pretendem dar os primeiros passos no mundo dos dispositivos móveis inteligentes.

Os dois smartphones, ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire, rodam o sistema operativo/operacional da Mozilla – Firefox OS – , apresentam uma tela/ecrã sensível ao toque, vem equipados com processadores Qualcomm de 1 GHz e a memória Ram é de 512 MB, expansível com cartão microSD.

A Mozilla tinha anunciado os dois dispositivos durante o Mobile World Congress 2013, que decorreu em Barcelona, e afirmou que os primeiros mercados a receberem os primeiros Smartphones Firefox OS seriam o Brasil, Colômbia, Hungria, México, Montenegro, Polónia, Sérvia, Espanha, e Venezuela. Além disso, a criadora do Firefox também disse que já tinha estabelecido parcerias com 18 operadoras móveis. O chegada ao mercado, através da operadora espanhola, do ZTE Open e do Alcatel One Touch Fire vem confirmar essa declarações.

O dois dispositivos rodam o Firefox OS que é baseado em HTML 5, o que permitirá aos programadores criar facilmente aplicativos para a plataforma. Segundo a Mozilla,como toda a infraestrutura do Firefox OS se baseia em standards abertos como o HTML5 o custo de migrar qualquer aplicação web para uma aplicação compatível com o Firefox OS é bastante residual.

Até ao momento não temos informações sobre o preço e data de lançamento, dos dois dispositivos, em Portugal e no Brasil (apesar de acharmos que será para breve)

 

Apesar do ZTE Open e do Alcatel One Touch Fire terem sido anunciados como os dois primeiros smartphones com Firefox OS a chegar ao mercado, a verdade é que a empresa espanhola Geeksphone lançou, em abril, os modelos Geeksphone Keon e o Geeksphone, que também rodam SO da Mozilla.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *