Rapidcool Ciência

RapidCool, bebidas frescas em menos de 45 segundos!


A nova tecnologia – Rapidcool – foi possível graças ao apoio oferecido pelo fundo de investigação da União Europeia e tinha como principal objectivo a redução do consumo energético na refrigeração de bebidas nos pontes de venda.

O resultado final deste grande projecto foi extremamente positivo, oferecendo uma tecnologia de arrefecimento rápido com baixo consumo energético, que permite aos vendedores armazenar as bebidas pré-embaladas à temperatura ambiente e depois refrigerar as mesmas em menos de um minuto!

Em termos de eficiência energética, estima-se que a tecnologia Rapidcool (que permite refrigerar bebidas e garrafas até 4ºC em 45 segundos ou menos) vem trazer uma poupança de energia de 80%, quando comparado com alguns refrigeradores de vitrina aberta, e de 54% relativamente a refrigeradores de porta de vidro.

“O financiamento da União Europeia permitiu-nos desenvolver o Rapidcool como um substituto para equipamentos de elevado custo energético, tais como os refrigeradores de bebidas multiprateleiras com montra aberta. Orgulhamo-nos de poder contribuir para a redução das emissões de gases de efeito de estufa a nível mundial, através de uma tecnologia sustentável revolucionária, e pretendemos continuar a desenvolver o produto tanto para uso comercial como para uso doméstico.”, afirma o fundador da Enviro-Cool, Kelvin Hall.

De uma forma extremamente simplificada, um dos segredos da rápida refrigeração possibilitada pelo Rapidcool deve-se ao modo de agitar a bebida sem causar o efeito de efervescência do gás depois de ser aberto. Para além da aplicação inicial que tem como principal objectivo os frigoríficos/arcas de superfícies comerciais, os engenheiros do Rapidcool estão já a trabalhar em produtos alternativos que irão tornar possível a utilização desta tecnologia em ambientes domésticos.

Os testes destinados aos consumidores estão planeados para ter inicio no final de outubro na Holanda, e num futuro próximo deverão ser expandidos para outros países conforme os seus resultados.

 


3 comentários em RapidCool, bebidas frescas em menos de 45 segundos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *