Notícias

Windows 8 atinge 8,02% de quota de mercado, mas o Windows 7 sobe mais que o seu sucessor



As vendas de computadores foram potenciadas pelo regresso às aulas. Este factor, pode ter sido uma das causas que originaram um crescimento (embora) lento, do Windows 8 no mercado de sistemas operativos/operacionais. Apesar deste facto, o Windows 7 não só continua forte, mas como supera o crescimento do seu sucessor pela primeira vez.

Os últimos dados de mercado da Net Applications mostram que Setembro de 2013 foi um mês sólido para o Windows 8. O mais recente sistema da Microsoft ganhou 0,61 pontos percentuais (de 7,41 por cento para 8,02 por cento ), enquanto que o Windows 7 recuperou 0,80 pontos percentuais (de 45,63 por cento para 46,43 por cento). Salientamos que esta é a primeira vez que o Windows 7 conquistou posições no mercado do que o Windows 8 foi lançado.

Windows 8 não tem crescido tão rapidamente como a Microsoft poderia ter esperado, mas, recentemente, os números têm sofrido algumas alterações neste aspecto. Em Agosto o mais recente sistema operacional/operativo da Microsoft, registou o maior ganho até agora com uma subida de 2,01 pontos percentuais , enquanto em Julho registou o menor crescimento ( 0,30 pontos percentuais ) desde o seu lançamento oficial em Outubro.

Em Janeiro, o Windows 7 perdeu quota de mercado pela primeira vez desde o seu lançamento , apenas um mês depois de passar a marca de 45 por cento. O popular sistema operacional tem ficado abaixo dessa marca desde então, mas em Agosto superou a fasquia mais uma vez, e agora ultrapassa os 46%.

Os ganhos registados por Windows 8 e Windows 7 podem ser atribuída a uma queda do Windows Vista, que diminui a sua representação em 0,13 pontos percentuais (de 4,11 por cento para 3,98 por cento), e sobretudo a uma descida considerável do respeitável Windows XP , que caiu 2,25 pontos percentuais (de 33,66 por cento a 31,41 por cento). Estima-se que o velhinho sistema da Microsoft, vai no próximo mês descer abaixo da marca dos 30 por cento, um número que aconteceu pela primeira vez em anos.

img_windows8_sobe_windows7_sobe_mais_02

Mas a familia de sistemas Windows está no geral em queda, embora seja imperceptível. Entre Agosto e Setembro , o Windows perdeu 0,36 pontos percentuais (de 91,19 por cento para 90,83 por cento) . Esta perda aparentemente foi contrastada com um ganho de quota de mercado do OS X e Linux. O sistema da Apple aumentou cerca de 0,25 pontos percentuais (para 7,53 por cento) e o sistema operativo open source amoentou 0,12 pontos percentuais ( para 1,64 por cento).

Relembramos que os dados da Net Applications são apenas uma amostra da internet. A empresa de estatísticas contabiliza a distribuição de sistemas operativos/operacionais, baseados em 40.000 sites onde monitoriza dados de acesso como o sistema operativo/operacional, browser web etc… Contudo como em qualquer estatística ou sondagem os números têm algum valor, e não devem ser desprezados. Será portanto interessante ver se a microsoft com o novo Windows 8.1, consegue anular a subida dos seus sistemas rivais. No entanto, não nos esqueçamos que existe um novo competidor neste mercado: a Valve com o SteamOS.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *