TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Valve anuncia SteamOS, uma nova plataforma Linux para jogar na sua TV

Rui Oliveira por Rui Oliveira
24/09/2013 - Atualizado a 25/09/2013
Em Imagem & som, Jogos




A Valve, a popular criadora de alguns dos jogos mais cobiçados no mercado de PC, anunciou o SteamOS . Esta novidade é mais um sinal da formalização do projecto de hardware e software que pretende trazer os seus jogos de PC para a sala de estar. A “Steambox” (como vulgarmente tem sido denominada nos media) que tem suscitado bastante interesse ao longo dos últimos anos. Mas agora, a estratégia começa a ser mais clara.

Segundo a empresa, o novo sistema vai funcionar em “qualquer dispositivo de sala de estar”, e vai possibilitar realiza “stream” de jogos directamente do seu Mac e PC, bem como oferecer a funcionalidade de reprodução de formatos multimédia. O sistema operativo/operacional parece ter múltiplas aplicabilidades, actuando tanto como um sistema operacional para máquinas situadas na mesma divisão do televisor, e ao mesmo tempo oferece a capacidade de transmissão a partir de computadores fora da sala de estar.

“Basta ligar o seu computador existente e executar o Steam como sempre na sua máquina SteamOS e pode transmitir os jogos ao longo da sua rede directamente para a sua televisão”, refere a página oficial do anúncio. O sistema operacional é gratuito e construído em Linux, e estará disponível “em breve”. A Valve anunciou ainda que:

“Alcançámos melhorias significativas de desempenho no processamento gráfico, e agora estamos a nos focar no desempenho de áudio e redução de latência de entrada ao nível do sistema operacional. Os programadores/desenvolvedores de jogos já estão a aproveitar esses ganhos e a escolher suportar o SteamOS nos seus novos lançamentos.”

Img_steamos_02

Este novo sistema operacional, faz parte de um projecto (SteamBox) destinado a competir com as consolas de jogos tradicionais, e aparentemente na forma que está a ser apresentado, baseia-se em alguns conceitos do modo “Big Picture” do Steam (embora isto que não quer dizer que o serviço seja substituído). A Valve lista especificamente quatro novos recursos como os grandes pilares da SteamOS: transmissão de conteúdos em sua casa, partilha de conteúdos entre família, música / TV / cinema, e controlo de opções familiares (eventualmente controlo parental) de modo a ajustar os conteúdos a cada elemento da família.

Uma novidade interessante no campo da multimédia, é o facto da Valve referir está a trabalhar alguns dos serviços multimédia “cloud” mais conhecidos. Será que vamos ver no futuro suporte do SteamOS para o Netflix, Hulu ou Spotify? O tempo o dirá com certeza. De qualquer forma, a entrada da Valve nos sistemas operativos promete e ainda não esgotámos todos os anúncios que esta semana a empresa tem para nós. Ao que tudo indica o próximo será amanhã (quarta-feira). Vamos assim que possível informá-lo desta nova etapa da produtora de jogos.

Fonte: SteamOS

Tags: SteamSteamOSValve
PartilhaTweetEnvia
Rui Oliveira

Rui Oliveira

é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

Artigos relacionados

Jbl live 780nc - live 680nc
Imagem & som

JBL lança novos auscultadores Live 780NC e 680NC com áudio espacial

18/06/2026
Super mario bros leilão
Jogos

Cópia selada de Super Mario Bros bate recorde de três milhões

16/06/2026
Xbox fallout elder scrolls
Jogos

Xbox quer acelerar o lançamento de novos jogos Fallout e Elder Scrolls

15/06/2026

Comentários

Últimas notícias

Samsung Galaxy S26 Ultra é o “Melhor do Teste”

Relatório de ciberameaças da INTERPOL revela escala industrial do cibercrime na Ásia

Novo trojan de acesso remoto ameaça ecossistema Android

Apple: O preço do iPhone 18 Pro pode assustar

Queda de preço no Xiaomi Pad 8 Pro: poupa mais de 150 euros

HP revela novo ecossistema de colaboração baseado em IA

ChatGPT fica mais inteligente na saúde com o novo GPT-5.5

Dataland: O primeiro museu de arte gerada por IA do mundo

Anthropic suspende modelos Fable 5 e Mythos 5 por ordem dos EUA

Más notícias: Disney+ perde Dolby Vision e filmes 3D na Europa

Adeus monopólio: UE quer forçar a Apple a abrir o iCloud

Google revela que 44% dos portugueses planeiam compras na Black Friday

Projetor portátil Nebula Mars 3 Air cai de preço: poupa 122 euros

Android 17: Um bug bizarro bloqueia o Wi-Fi nos smartphones Pixel

Apple é obrigada a abrir o iOS a lojas alternativas no Brasil

Gemini Live: a inteligência artificial da Google ganha memória

Auscultadores Soundcore Q20i com cancelamento de ruído: oferta Prime antecipada

Google ajuda a gerir o tempo de ecrã dos miúdos

CEO da Nothing promete roubar clientes à Apple um a um

Vivo X Fold 6 surpreende com bateria de 7.000mAh e resistência extrema

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.