99 dias sem facebook (foto: reprodução da internet) Redes sociais

Seria capaz de passar 99 dias sem usar o Facebook?


Não é de hoje que a preocupação com tempo dispensado diariamente nas redes sociais, tanto é tema central de estudos mundo a fora, como também é fonte de questionamento pelos próprios utilizadores destas plataformas. A partir disso, a agência Just criou o projeto “99 days of Freedom”, um experimento que visa identificar os níveis de felicidade ou de irritação em quem opta por passar um grande período sem acessar o Facebook.

O processo é simples: a partir do site do projeto, seguindo três passos muito simples, o utilizador conecta-se a partir do seu perfil no Facebook e, automaticamente, é dado início a um contador que mostra a quanto tempo não se visita a página, além de publicar um “último” post que nada mais é que um aviso com indicações de que estará “fora da rede social”, muito semelhante ao funcionamento daqueles e-mails de “out of the office” para avisar aos colegas de trabalho que não está no escritório nos próximos dias.

99 dias sem facebook _ total | TecheNet

Os participantes do experimento serão contactados pelos criadores do projeto três vezes durante o processo: no 33º dia, no 66º dia e, por fim, no 99º dia sem o uso da rede social. 

Possivelmente, graças àquele sentimento de culpa que surge ao visitar umas das páginas nas redes sociais e que remete ao auto-questionamento “preciso mesmo estar aqui?”, muitos têm sido os recursos adotados pelos utilizadores, desde encerrar definitivamente a conta, até outras alternativas mais equilibradas, como o uso de extensões no navegador que evitam a exibição do feed de notícias.

Contudo, depois da notícia de que o Facebook teria manipulado o comportamento dos seguidores da plataformamostrando mais posts com conteúdo positivos que negativos para medir o quanto isso poderia influenciar a experiência no utilizador no site, a iniciativa da agência holandesa Just é algo, no mínimo, inusitado.

Até a publicação desta notícia, segundo a página oficial do estudo, 24.542 utilizadores já teriam se juntado ao experimento. E você: conseguiria ficar 99 dias sem nem sequer uma visitinha ao Facebook?!

Via B9


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *