Seria capaz de abrir mão do news feed do Facebook?

(foto: reprodução da internet | TecheNet)

Hoje em dia, um dos grandes desafios da sociedade contemporânea é otimizar a lista de tarefas diárias, de modo a se tornar ainda mais produtivo, especialmente no campo profissional. Diminuir o tempo dispensado com atividades menos necessárias é quase uma missão impossível. Qualquer visita rápida ao Facebook pode alongar-se por horas, resultando em infinitas abas abertas de conteúdo que, muitas vezes, acaba sempre ficando para ser lido depois. Enquanto isso… produtividade, que é bom, nada!

No livro “Conecte-se ao que importa”, Pedro Burgos aborda temas como saber monitorar o tempo gasto com as redes sociais. O autor sugere, entre outras coisas, o uso do RescueTime para entender melhor onde e como tem sido gasto o tempo do utilizador  enquanto navega na internet. Outra possibilidade é o DeskTime, uma ferramenta que tem um objetivo bem semelhante à anterior e que ajuda a controlar e definir momentos para o “ócio digital”.

Mas há quem tome medidas mais drásticas, como é o caso do comunicador Fábio Bracht que decidiu simplesmente “apagar” o seu feed de notícias no Facebook, com o auxílio de Kill News Feed, que nada mais é que uma extensão do Chrome que, em vez de mostrar a “página inicial” com notícias dos amigos e conhecidos, apresenta uma mensagem relembrando que o utilizador não ser distraído pela rede social.

facebook

Há outras extensões com capacidades similares, como a News Feed Erradicator que inclui no feed de notícias do utilizador algumas frases motivacionais (ou sarcásticas mesmo!) como, por exemplo, “Procrastinar é como usar um cartão de crédito: é muito divertido, até você receber a fatura”. O lado positivo dessas extensões é que, para quem realmente necessita utilizar o Facebook no trabalho como um dos meios de contatos, as outras funções da rede social não ficam comprometidas.

facebook

 

Bloquear a página de rolagem infinita de conteúdo que não necessariamente é interessante ao utilizador pode ser uma boa forma de deixar de lado a procrastinação. Além do mais, o feed de notícias continua acessível através de dispositivos móveis, nos quais a extensão não esteja instalada.

E você, seria capaz de simplesmente abrir mão do news feed do Facebook?

Via B9

Artigo anteriorPróximo artigo
Cláudia Assis
Jornalista, Assessora de Comunicação e Gestora de Marcas nas redes sociais, Cláudia Assis tenta definir a si mesma como "uma menina multitask". Aquariana [logo vanguardista!] e nômade por natureza, viu a sua vida ser conduzida numa viagem transatlântica rumo a Portugal. O objetivo inicial era um mestrado em Ciências da Comunicação mas, desde então, vive num enamoramento constante com a terra de Pessoa. E, assim como o poeta, ela é também muitas "pessoas". CAssis é uma delas [talvez a mais intensa] e que nada mais é que uma versão 2.0 de si mesma, um alter-ego nas redes sociais. O que “ambas” têm em comum? Falam muito. Sobre tudo e todos. Têm sempre uma opinião a dar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.