Guinness World Records: Recorde Mundial para o maior Data Warehouse com mais de 12 petabytes Notícias

NetApp potencia recorde do Guinness



A NetApp teve um papel fundamental no estabelecimento do Recorde Mundial para o maior Data Warehouse com mais de 12 petabytes (PB) de dados armazenados, atribuído pelo Guinness World Records.

Para pôr este recorde à prova, foi necessário criar um ambiente de data warehouse que possibilitasse a gestão de 3 PB de dados durante 4 dias consecutivos. Assim, os sistemas de armazenamento NetApp E5460, parte integrante da linha de produtos NetApp E-Series foram escolhidos como a plataforma de armazenamento deste data warehouse.

Portanto, a escolha recaiu na E-Series, graças à sua habilidade para lidar com grandes volumes de dados, requisitos de taxa de tranferência, bem como a sua velocidade de carregamento estimada em 34.3TB/hora. Foram implementados, para este teste, vinte storage arrays E-Series E5460 com dual controllers, dual 8 Gbps de fibra óptica em cada um e 10 expansões de disco.

No total, foram utilizados 1,800 3TB SATA drives, equivalentes a 5,400 TB de pura capacidade de armazenamento. Os Dynamic Disk Pools (DDP) permitiram uma forte protecção de dados e uma gestão facilitada, resultando desta forma numa taxa de rendimento extremamente alta.

Pese embora a importância que quebrar um recorde mundial tem, manter-se à frente do pelotão no mercado de Big Data é também um passo fundamental – estima-se um crescimento do Big Data nos próximos 5 anos. Segundo dados apurados pela MarketsandMarkets, este desenvolvimento terá uma taxa composta de crescimento anual estimada em cerca de 25% de 2013 a 2018, alcançando os $35.78 mil milhões de euros em 2018.

O estudo “Big Data Market By Types (Hardware; Software; Services; BDaaS – HaaS; Analytics; Visualization as Service); By Software (Hadoop, Big Data Analytics and Databases, System Software (IMDB, IMC): Worldwide Forecasts & Analysis (2013 – 2018)” sublinha ainda a necessidade constante entre as empresas no sentido de fazer um upgrade aos seus processos, bem como a necessidade em aprimorar a performance e eficiência na análise dos dados da Big Data como uma das principais forças de crescimento deste mercado.

Mais informações sobre a NetApp em : www.netapp.com


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *