Roaming Notícias

“Free Roaming” fica mais perto a partir de hoje


Hoje dá-se o primeiro passo em direcção ao abolimento total das tarifas de roaming dentro da União Europeia, que se espera vir a acontecer a partir do dia 15 de Junho de 2017. Já há bastante tempo que se vem a falar desta possibilidade e a partir de hoje começa a ser mais barato realizar chamadas para o estrangeiro.

Este primeiro passo foi uma imposição da Comissão Europeia que tem como objectivo a remoção total das tarifas de roaming dentro da União Europeia no Verão de 2017.

A partir de hoje a descida no preço das chamadas recebidas em roaming deverá descer cerca de 77%, baixando para 1,14 cêntimos por minuto (IVA não incluído) e a realização de chamadas irá ser taxada de acordo com o país de origem com uma sobretaxa de 5 cêntimos por minuto. O mesmo será aplicado à utilização da internet, sendo utilizado o preço praticado no país de origem com um acréscimo de 5 cêntimos por megabyte.

Apesar destas descidas, a ANACOM alertou que com esta nova legislação as operadoras poderão aplicar uma política de utilização responsável e que os limites destas deverão vir a ser definidos pela Comissão Europeia e pelo BEREC (Body of European Regulators for Electronic Communications) até ao próximo dia 15 de Dezembro de 2016.

Estas são excelentes notícias que irão certamente facilitar a comunicação entre todos aqueles que se encontram de férias ou para quem emigrou para fora de Portugal. No Reino Unido a operadora Three já tem em prática à vários anos o serviço chamado “Feel at Home” que na sua essência aplica a abolição das taxas de roaming oferecendo aos seus utilizadores exactamente o mesmo tarifário ainda que se encontrem fora do país. Seria bastante interessante ver operadoras portuguesas realizarem o mesmo tipo de serviço.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *