Garmin dá dicas para melhorar a sua corrida Lifestyle, Tecnologia

Garmin dá dicas para melhorar a sua corrida


A Garmin é uma das principais fornecedoras de equipamentos que permitem melhorar a sua performance e controlar o que o seu corpo lhe está a dizer. A corrida, como todos sabem,  tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos em Portugal. Vai começar a correr? Quer ganhar resistência para poder participar nas provas? Quer melhorar o seu tempo de corrida? Quer otimizar a sua técnica e reduzir o tempo de recuperação. A Garmin possui uma série de equipamentos da série Forerunner que o ajudam em todos os estágios do treino, independentemente de ser um estreante na corrida ou um atleta de competição. Mas se leva habitualmente consigo o seu smartphone, o Running Dynamics Pod pode revelar-se um ótimo companheiro de treino.

Garmin dá dicas para melhorar a sua corrida
Este pequeno equipamento regista seis dados de dinâmica de corrida da mesma forma que o pulsímetro TRI ou RUN. Pequeno e muito leve, prende-se convenientemente à cintura e ajusta-se de forma perfeita a todos os movimentos do atleta, sem interferir nas provas e treinos. Os dados registados são enviados para um dispositivo compatível.

Fica sem fôlego e quer melhorar a resistência?
Os estreantes na corrida, ou os desportistas que passaram um longo período de tempo sem correr, enfrentam um grande desafio: o fôlego. Decidir correr e passar parte do percurso a caminhar pode ser frustrante, mas não desista. A resistência conquista-se mais depressa do que pensa.

  • Mantenha a regularidade dos treinos. A atividade física regular gera adaptações no organismo que desenvolvem a capacidade aeróbica, a força e a potência muscular. O cansaço é normal e as dores nas pernas e na zona abdominal também. Não desista, nem fique uma semana à espera que a dor muscular passe. O corpo ajusta-se.
  • Respire. É talvez o mais difícil para quem começa a correr, mas se controlar a respiração o nível de cansaço diminui. Inspire pelo nariz e expire pela boca, ou tente inspirar duas vezes e soltar o ar de uma só vez.
  • Descanse e durma bem. Dormir mal influencia negativamente o desempenho em qualquer atividade física. Uma boa noite de sono é importante para reparar o desgaste físico do corpo. Além disso, é durante o sono que o organismo libera substâncias essenciais para o desempenho.

Para o ajudar a manter um melhor controlo sobre a sua atividade, a Garmin disponibiliza várias soluções que ajudam a monitorizar a sua atividade diária, stress, sono e medir o seu batimento cardíaco, entre outras funcionalidades, como são os exemplos os equipamentos das gamas vívofit®, vívosport, vívosmart®, vívoactive®, Forerunner®fenix®. Pode depois registar tudo no Garmin Connect, e manter um registo da sua evolução.

Garmin dá dicas para melhorar a sua corrida Garmin dá dicas para melhorar a sua corrida Garmin dá dicas para melhorar a sua corrida
Quer melhorar o seu tempo de corrida e otimizar a sua técnica?
Se quer passar dos 5k para os 10k, ou entrar numa meia maratona terá de reforçar os treinos e estar mais atento a elementos muito específico. Melhorar o desempenho de corrida envolve duas coisas: um aumento das capacidades físicas, e uma otimização da técnica de corrida. Por vezes, pequenos ajustes resultam num aumento de performance significativo e escolher o dispositivo ideal que pode acompanhá-lo em todos os seus treinos será uma grande ajuda.

  • Combine resistência, velocidade e força. Alterne entre treinos mais longos para aumentar a sua resistência, treinos mais curtos em contra relógio para ganhar velocidade e treinos de força para reforçar toda a parte muscular. Esta combinação é essencial.
  • Mantenha um registo com distintos dados sobre as suas corridas. Datas, horas, locais, distâncias, pisos, entre outros elementos. O Running Dynamics Pod da Garmin regista dados relativos à dinâmica de corrida importantes para os atletas que pretendem monitorizar e avaliar os treinos, alcançar objetivos e ultrapassar os seus limites pessoais. O utilizador pode ver os dados em tempo-real num equipamento compatível, ou analisar posteriormente todas as informações no Garmin Connect™.
  • Aprenda a ler a informação. O podómetro de dinâmica de corrida da Garmin possui um acelerómetro no módulo que mede os movimentos do tronco para calcular estas 6 métricas de corrida: Cadência é o número de passos por minuto; Rácio de tempo em contacto com o solo; Comprimento da passada; Oscilação vertical; Taxa vertical; Análise e otimização dos treinos.

Sozinho, com amigos, ou na companhia dos equipamentos de corrida da Garmin, crie uma rotina de exercícios e siga-a a risca. Mantenha-se motivado e não desista. Para quem começa, as duas primeiras semanas são sempre mais difíceis, mas vai conseguir perceber a sua evolução a cada semana que passa.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.