2025 é já agora
O 4G ainda não está implantado e nos laboratórios Bell já se pensa no passo seguinte. Em 2025 vai ser necessária a entrada em vigor do 5G.
O novo protocolo de comunicações deve estar implementado em 2015 e apenas agora começam a surgir dispositivos com 4G (ou LTE na nomenclatura da indústria). Mas rapidamente a rede vai ficar saturada. “O número de terabites diário vai crescer 87% em 5 anos”, afiança Gui Kim, CTO dos laboratórios. “A resposta ao tráfego de dados pode ser a profusão de mini-células dentro das grandes células retransmissoras”.
Os laboratórios Bell (cujos cientistas já receberam vários prémios Nobel) têm uma ideia precisa do que vai ser o tráfego de comunicações daqui a 10/13 anos.
Tod Sizier explica que vai “haver uma explosão do número de pessoas e máquinas a fazer uso da comunicação de dados, pelo que as redes vão incorporar todos os standards e ter uma total convergência com o wi-fi”.
Mas então qual vai ser a diferença para o 4G? Que rapidez vai atingir?
“A velocidade do 5G vai ser a que as aplicações suportarem”, garanteTod Sizier, para quem “o 5G vai ser um serviço e não um servidor de bits”.
Comentários