TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Consumidores estão prontos para experiência caneta-papel

Jorge Montez por Jorge Montez
21/03/2012
Em Mobile, Samsung

Escrita real em dispositivos móveis alicia consumidores

 

Consumidores de todo o mundo responderam com um estrondoso “sim” à pergunta “está disposto a transportar, consigo, um dispositivo que oferece uma experiência de escrita real?”. A questão foi inquirida através de um estudo recente quem vem comprovar como os consumidores estão preparados para aproveitar todas as vantagens oferecidas pelo mais recente produto inovador da Samsung – o Galaxy Note – que traz incorporada a mais avançada tecnologia S Pen para criação e partilha de conteúdos.

O inquérito, que teve por base a resposta de 5.000 utilizadores de smartphones de 10 países diferentes, concluiu que existe uma forte procura por um telemóvel (celular) que permita, aos consumidores, escrever, editar documentos e desenhar através de um dispositivo semelhante a uma caneta, mas de forma fácil, como se estes estivessem a escrever numa folha de papel. O estudo pedia, ainda, aos inquiridos que apontassem algumas situações e momentos onde este tipo de dispositivo pudesse revelar-se preferencial.

Papel caneta no smartphone

Os dados resultantes do estudo foram analisados sob uma perspectiva global e regional, revelando variações interessantes no que diz respeito às preferências de uso. Destacam-se as seguintes:

  •  Tanto homens como mulheres, em todas as regiões abrangidas pelo estudo, concordaram que o transporte de múltiplos dispositivos capazes de responder a toda as suas necessidades móveis é pouco prático e desconfortável.
  • Ambos os géneros indicaram que um único dispositivo que oferecesse a funcionalidade de escrita manual ajudaria a aliviar o peso que actualmente carregam. Perante a possibilidade de puderem replicar a experiência de escrita com papel e caneta num dispositivo móvel, 64.6% dos inquiridos respondeu que deixaria de transportar papel e caneta.
  • A nível global, 75.7% dos inquiridos manifestou vontade de escrever manualmente, notas que possam ser posteriormente partilhadas directamente em imagens, mapas, documentos ou websites através de um telemóvel; esta percentagem revelou-se, especialmente, alta na Ásia (84.3%), o que conduz ao pressuposto de que a necessidade por uma solução que permita escrita manual é maior junto dos consumidores com idioma asiático, devido ao uso de caracteres únicos.

Aos inquiridos foi, ainda, pedido que indicassem o tipo de uso que poderia ser dado a um dispositivo digital com suporte para introdução de texto manuscrito. As respostas mostram que a possibilidade de escrever, desenhar e partilhar notas directamente num smartphone irá aumentar a produtividade tanto a nível pessoal, como profissional, bem como estimular a criatividade.

Entre as tarefas que os consumidores indicaram que gostariam de efectuar através do seu dispositivo destacam-se as seguintes:

  •  “A funcionalidade que permite replicar o papel/caneta deverá conseguir acabar com algumas dificuldades de utilização inerentes aos ecrãs tácteis e aos teclados qwerty, ao mesmo tempo que torna a partilha de conteúdos mais divertida e personalizada.”
  • “Criar um novo conceito ou desenvolver uma ideia inovadora e transmiti-la a partir do dispositivo móvel.”
  • “Seria muito mais fácil poder levar o meu smartphone para reuniões e usá-lo para tirar notas que posso imprimir mais tarde ou facilmente partilhar com colaboradores.”
  • “Para criar notar e lembretes seria uma grande ajuda. Muito mais fácil do que usar o teclado, até porque eu costumo gerar alguns erros quando o utilizo.”
  • “Eu poderia enviar desenhos pessoais aos meus filhos sempre que estivesse fora em negócios.”

Com um ecrã HD Super AMOLED de 5.3”, o Samsung GALAXY Note inaugura uma nova categoria de dispositivo que combina a portabilidade de um smartphone com a experiência de visualização expansiva, as capacidades de multitarefa e a capacidade de criação de conteúdos normalmente oferecidas por distintos dispositivos móveis. Este aparelho garante a portabilidade de um smartphone, mas integra um ecrã muito maior que oferece uma experiência de visualização única e imersiva, bem como uma versátil tecnologia de introdução de dados (S Pen). Oferece ainda capacidades únicas para a criação e partilha de conteúdos que não estão disponíveis na grande maioria dos smartphones.

Portugal foi um dos primeiros países a oferecer este produto cujo sucesso está à mostra de todos: “O Galaxy Note é surpreendetemente para muitos um Top de vendas apesar da conjuntura económica menos favorável. Estamos contentes e continuamos apostados em traduzir toda superioridade desta nossa oferta ao consumidor. Estamos crentes que assim os resultados serão ainda maiores”. Nuno Parreira, Head of Division de Mobile

 Sobre o estudo

O estudo foi efectuado nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, China, Índia Coreia e Singapura. Foram inquiridas 500 pessoas por país, num total de 5 000 respostas.

O estudo foi realizado online, pela Snap Surveys – membro da Market Research Society (MRS) no Reino Unido, da American Marketing Association (AMA) e da Marketing Research Association (MRA) -, em parceria com consultores em mercados internacionais.

Tags: Galaxy NoteHD Super AMOLEDpicturesportabilidadeSamsungsmartphonetecnologia de introdução de dados S pen
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Motorola edge 70 neo
Motorola

Motorola Edge 70 Neo: Fuga de informação confirma o novo smartphone

06/08/2026
Google pixel watch 5 (leak)
Google

Google Pixel Watch 5: fuga de informação revela design e novas funcionalidades

06/08/2026
Huawei portátil dobrável
Huawei

Huawei prepara MateBook Fold PC mais pequeno para o final de 2026

05/08/2026

Comentários

Últimas notícias

Xiaomi HyperOS 4: os planos da versão beta foram revelados

Atualização de agosto para os Google Pixel corrige falha grave de segurança

Portátil Intel N5095: preço tomba de 999€ para 294€

Nothing lança novos earbuds CMF Clip Pro com botão inteligente

Grupo de ransomware Gentlemen desenvolve ferramentas para desativar EDR

WhatsApp traz ordem ao caos com novas ferramentas para grupos

Novas workstations da HP prometem revolucionar a inteligência artificial local

Lava Genie: guitarra inteligente sem cordas com desconto na Amazon

Honor Robot Phone vai ter modo de cinema com tecnologia ARRI

Google Drive: vais poder comentar vídeos num momento exato

Motorola Razr Swarovski Edition: O novo flip phone de luxo

OpenAI responde ao processo da Apple com divulgação de provas

Samsung Galaxy Z Fold 8 quebra recordes de pré-reserva na Coreia do Sul

Huawei Watch GT 7: imagens reais revelam design antes do lançamento

Atualização do Google Health simplifica a partilha de registos médicos

Google lança primeiro teaser oficial do seu Pixel 11 Pro Fold

OnePlus 16 chega à produção de teste com uma bateria gigante

Google Clock 9.0: Os live updates chegam aos smartphones Pixel

Apple AirTags: as vantagens e os contras do novo modelo

Redmi Projector 5 e Projector 5 Pro: A nova aposta visual da Xiaomi

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.