TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

European Inventor Award 2016 atribuido a Anton van Zanten pela invenção do ESP

Redação por Redação
09/06/2016
Em Notícias, Press Release

Anton van Zanten foi homenageado hoje, em Lisboa, com o European Inventor Award 2016 pela invenção do ESP, programa eletrónico de estabilidade da Bosch. O prémio, que é da responsabilidade do European Patent Office (EPO), foi entregue na categoria “Consagração da Vida”. Holandês, van Zanten desenvolveu o sistema antiderrapagem enquanto gestor de um grupo de investigação na Bosch, numa carreira que durou mais de 25 anos. O sistema foi apresentado pela primeira vez em 1995 como equipamento de série do Mercedes-Benz S600. “Anton van Zanten e os seus colegas engenheiros são os anjos da guarda de muitos condutores”, disse Volkmar Denner, CEO da Bosch, louvando não apenas o premiado mas também toda a equipa por trás da invenção. “A invenção do ESP representa a nossa ‘Tecnologia para a Vida’ como poucos”, acrescentou. O sistema ESP salvou mais de 8.500 vidas só na Europa e evitou mais de 250 mil acidentes de trânsito. Isto torna o sistema antiderrapagem no mais importante sistema de segurança de veículos depois do cinto de segurança – mais importante até que o airbag.

ESP é equipamento de série em veículos num número crescente de países

Recorrendo a sensores inteligentes, o ESP compara 25 vezes por segundo se o carro está seguir na direção que o condutor pretende. Se os valores detetados não coincidem, o sistema antiderrapagem intervém, começando por reduzir o binário do motor. Se tal não for suficiente, bloqueia as rodas, gerando a força contrária para manter o veículo no percurso de segurança. Se todos os veículos estivessem equipados com o ESP, mais de 80 por cento dos acidentes com derrapagens seriam evitados. Desde 1 de novembro de 2014, o ESP tornou-se obrigatório em toda a União Europeia para todos os novos registos de carros e ligeiros de mercadorias com peso até 3,7 toneladas. O sistema antiderrapagem é também obrigatório na Austrália, Canadá, Israel, Nova Zelândia, Rússia, Coreia do Sul, Japão, Turquia e Estados Unidos. Em todo o mundo, 64 por cento dos novos veículos estão já equipados com ESP. A Bosch fabricou mais de 150 milhões de sistemas ESP até à data.

Uma carreira cheia de invenções e prémios

Ao inventar o programa eletrónico de estabilidade, Anton van Zanten, e a sua equipa de desenvolvimento na Bosch, fez mais do que apenas estabelecer as bases para uma maior segurança rodoviária. O sistema é também a base para o desenvolvimento dos sistemas de apoio ao condutor e à condução autónoma. A crescente automação representa uma oportunidade para reduzir ainda mais a taxa de sinistralidade – até um terço só na Alemanha. O ESP é o maior sucesso de Anton van Zanten, mas não é o seu único contributo. Durante a carreira de engenheiro de automação, foi responsável por mais de 180 famílias de patentes. A par do ESP, as suas invenções incluem a mitigação do refinamento eletrónico e a moderação da oscilação do reboque. Anton van Zanten passou à reforma em 2003 e, atualmente, continua a dar aulas sobre sistemas automóveis em universidades e é consultor de diversos fabricantes de automóveis. Recebeu inúmeros prémios pelo seu contributo para a segurança automóvel. Contudo, o European Inventor Award, que representa um tributo ao trabalho de uma vida, assume particular significado.

Décima primeira edição do European Inventor Award em cinco categorias

O European Inventor Award foi instituído em 2006. É a forma de a EPO reconhecer investigadores, cientistas, técnicos e inventores cujas invenções tenham sido patenteadas pela EPO e que tenham dado um contributo significativo em termos científicos, técnicos e sociais. O que o torna peculiar é que qualquer cidadão pode candidatar um invento ao prémio. Em 2016, dos cerca de 400 candidatos de 13 países, um júri independente e internacional seleciona os 15 finalistas. O júri também decide o vencedor em cinco categorias: “Indústria”, “Pequenas e Médias Empresas – PME’s”, “Investigação”, “Países Não-Europeus” e “Consagração de Vida”. Os vencedores do European Inventor Award recebem um troféu em forma de vela como símbolo da descoberta e da engenhosidade humana. O troféu é trabalhado em materiais novos em cada ano.

Tags: Anton van ZantenBoschESPEuropean Inventor Award 2016invençãoinventorprémioprograma eletrónico de estabilidade
PartilhaTweetEnvia
Redação

Redação

Artigos relacionados

Natal 2025: portugueses são os mais stressados da europa
Notícias

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

19/12/2025
Polestar portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre
Notícias

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

19/12/2025
Ideias de natal spc: tecnologia útil para todos
Notícias

Ideias de Natal SPC: tecnologia útil para todos 

18/12/2025
Instagram samsung tv
Notícias

Instagram lança app de TV: ver Reels no sofá agora é possível

17/12/2025
Viajens
Notícias

Os melhores lugares para viajar com tranquilidade pelo mundo

16/12/2025
Regulador suíço abre investigação à apple
Apple

Regulador suíço abre investigação à Apple

15/12/2025

Comentários

Últimas notícias

Check point alerta para o aumento de ataques a agentes de ia

Check Point alerta para o aumento de ataques a agentes de IA

20/12/2025
Qnap unifica soluções de backup sob a marca hyper data protection

QNAP unifica soluções de backup sob a marca Hyper Data Protection

20/12/2025
Spacex confirma perda de contacto com o satélite starlink 35956

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

20/12/2025
QNAP

SAMSON: o novo jogo do criador de ‘Just Cause’ custa 25 dólares e chega em 2026

Sony vence: clone de ‘Horizon’ é removido das lojas após acordo com a Tencent

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

Hogwarts Legacy quebra barreira dos 40 milhões: a magia não tem fim

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

Rivian lança chave digital para Android: o teu Galaxy agora abre o carro

Samsung estreia nova linha de TVs Micro RGB na CES 2026

iOS 26.2 no Japão: Apple forçada a abrir App Store e pagamentos

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

Kimwolf: a nova ameaça que transformou 1,8 milhões de TVs em ‘zombies’

Google Pixel 10 recebe o ‘turbo’ gráfico prometido na nova Beta do Android 16

OnePlus Watch Lite: ecrã de 3000 nits e bateria para 10 dias por 159€

Toyota Urban Cruiser EV: o novo SUV elétrico de entrada por 32.000€

Bose Desert Gold: a coleção de luxo para ouvidos exigentes neste Natal

DZOFILM Arles 18mm T1.4: a nova grande angular de cinema que foca a 29 cm

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.