Muitos utilizadores de smartphones precisam de libertar espaço nos seus dispositivos para que estes possam ficar mais rápidos. A grande procura por programas que permitem agilizar o funcionamento dos smartphones tem gerado um crescimento da oferta, que inclui, também, programas maliciosos. No Google Play, além das aplicações legítimas que cumprem esta função, têm aparecido outras que só fingem que limpam o sistema.
O malware para PCs que infecta dispositivos móveis não é inovador; mas neste caso funciona ao contrário: uma aplicação que se executa num dispositivo móvel (smartphone), desenhada para infectar PCs. A Kaspersky Lab descobriu recentemente esta aplicação no Google Play:
A aplicação é popular e tem uma boa pontuação. Existe outra muito parecida com uma lista de características idênticas, mas com outro nome. Depois de ser executada, mostra todos os serviços que estão a funcionar e reinicia-os ao mesmo tempo. É aqui que termina a utilidade da aplicação e começa a funcionar o vírus. A aplicação recebe várias ordens do cibercriminoso, entre elas uma que lhe permite executar um código que descarrega três ficheiros para o cartão SD do telefone. Portanto, se o smartphone está ligado ao computador em modo de armazenamento interno através da USB (Drive emulation mode) o sistema executará de forma automática um dos ficheiros.
A Kaspersky Lab alerta todos os utilizadores para esta nova ameaça, recomendando que verifiquem a autenticidade dos programas que descarregam, bem como que instalem nos seus dispositivos móveis uma solução de segurança que impeça que sejam utilizados como veículo de infecção dos seus PCs.
Comentários