O Lightworks, um software profissional de edição profissional de vídeo, está finalmente disponível para Linux numa versão beta aberta ao público. Descarregue de forma gratuita o software utilizado na edição de grandes produções como Missão Impossível, Pulp Fiction ou Braveheart.
A versão beta do Lightworks foi testado com sucesso no Ubuntu 12.04 e 12.10, e outros derivados do debian. Mas comecemos primeiro pelos requisitos e limitações:
Requisitos:
- Suporte apenas para computadores com placa gráfica Nvidia e ATI
- Precisa de criar uma conta Lightworks (gratuita)
- Apenas disponível para sistemas de 64 Bits.
Limitações
- Não existe (para já) opção de exportar para os ficheiros do tipo H.264 MOV e AVI
- Ficheiros AVI podem ser reproduzidas de forma não totalmente correcta com frames pretas e o Lightworks pode não detectar nenhum áudio em alguns arquivos AVI sem compressão
- A ferramenta de Recording e a ferramenta de playout não estão para já disponíveis no atual Beta Linux construção de Lightworks. Mas vão ser adicionadas numa futura versão beta para Linux
Se para já as limitações não o aborrecerem e tiver uma máquina recente com os requisitos referidos acima, então pode usar o Lightworks já que está disponível para uso gratuito. Contudo, a equipa do Lightworks não incluiu alguns codecs devido a necessitarem de licenças dos seus autores. Pode contudo adquiri-los através da compra de uma licença PRO.
Para descarregar o Lightworks Beta para Linux, precisa se registar no site da Lightworks aqui.
Comentários