Porque estou zangado com o meu Galaxy SII

galaxy-sII

Que não haja dúvidas. Gosto muito do meu Samsung Galaxy SII! Durante mais de dois anos foi uma importante ferramenta de trabalho, potente e a responder bem a todos os desafios que lhe colocava. E tinha outra vantagem. Era, de longe, o mais resistente dos smartphones com que já trabalhei.

Repararam certamente que usei o termo “era” para falar do meu Galaxy SII. E esse é o grande problema. Dois anos e três meses depois de o ter comprado, o meu GII deixou de funcionar sem razão aparente. Apesar de estar completamente carregado, quando o ligo o aparelho começa a aquecer de uma forma assustadora (só me vêm à memória os relatos de smartphones que se incendeiam) e a bateria descarrega numa questão de segundos.

E ao que me dizem o problema não é da alimentação. Algo queimou dentro do aparelho. Isto foi-me dito em inglês, porque estou longe de casa, por um técnico honesto que se recusou a vender-me uma bateria nova.

O pior de tudo é que não houve problemas de utilização. O smartphone não caíu nem foi imerso em água. Pura e simplesmente num dia estava a trabalhar e no seguinte já não.

Acontece, dir-me-ão, porque é que está zangado com o seu Galaxy SII?

Porque o problema ocorreu apenas três meses depois de acabada a garantia do construtor! Apenas 90 dias depois de o poder enviar ao representante da marca e ver o problema resolvido sem custos adicionais fiquei sem smartphone.

Eu sei que esta é a estratégia actual da maioria das companhias, que limitam ao máximo a vida útil dos equipamentos. E não é apenas nos smartphones. Antes, uma máquina de lavar durava vinte anos e hoje se durar cinco é uma sorte.

Mas saber isso não impede que esteja zangado com o meu Galaxy SII. Deixou-me ficar mal no início de uma grande viagem e isso não se faz a alguém que sempre o tratou com carinho e respeito

Artigo anteriorPróximo artigo
Jorge Montez
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. É licenciado em Ciências da Comunicação. | Google +

10 Comentários

  1. Tenho um S2 que peguei de um amigo, já tema mais de um ano de uso, já instalei várias rom’s customizadas, vários apps e o que devemos fazer é sempre notar como funciona ele todo original, tem apps que em alguns aparelhos funcionam perfeito e outros não, assim como as rom’s customizadas, hoje estou com o android 4.1.2 porem com a rom original assim como o kernel, porém com acesso ao root. Está perfeito, tenho jogos pesados e roda tudo lisinho. Quanto ao apex, já usei é bem leve, mas depois de um tempo começa a esquentar também e a gastar a bateria mais rápido. Abs

  2. Caro Jorge,

    Sou usuário de iPhone porém acho demasiado injusto acusar a Samsung de preparar o equipamento para só apresentar problema após o período de garantia.
    Quantos exemplos existem de GSII ainda funcionando perfeitamente após um longo período fora da garantia?
    Me desculpe, mas seu relato soou um tanto quanto egocêntrico.

    Sds,

    Andre

    1. Olá André,
      Depois de ver o seu comentário fui reler o post e confesso não ter encontrado a acusação de que fala.
      O que eu digo é que as marcas investem para conseguir diminuir a vida útil do que vendem. E isso está comprovado.
      Quero com isso dizer que há aqui desonestidade? Não, de todo. É o que é… E além do mais com a velocidade a que aparecem as novidades rapidamente consideramos os nossos aparelhos obsoletos.
      Já quanto ao afirmar que o post é egocêntrico, é a sua opinião e respeito-a. Apenas quero ressalvar não se tratar de um artigo – e assim de uma notícia – mas sim de uma crónica.
      Um abraço André e espero que continue connosco

  3. Olá Jorge,
    Estava arrasado com meu Galaxy S2, esquentava demais e estava sempre a reiniciar, quando iria executar algo, seja navegar no browser, conectar via bluetooth.
    Semana passada, resolvi anotar todos os apps e suas localizações nas telas e mudar o sistema de gerenciamento. Usava o SPB Shell 3D. Tinha também instalado o Launcher Pro, mas voltei para o original, TW Launcher.

    Tudo voltou ao normal.

    Em foruns sobre Android li também que estes Launchers gastam muita bateria e tornam o sistema mais lento. Sugeriram até um “Apex Launcher” como um dos mais leves, mas nao conheço.

    Boa sorte

  4. A samsung faz isso descaradamente, chegou a ter fusiveis que quebravam assim que passavam o limite de impressões que a garantia cobria, (pronto era mais uns qts) claro ia para arranjo e era s+o trocar o fusivel, mas a conta não era essa :S

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.