TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Dados curiosos e que talvez não conheça sobre o Sol

Carlos Carvalho por Carlos Carvalho
26/07/2013 - Atualizado a 21/10/2015
Em Ciência

O Sol, a estrela do nosso sistema solar que permite a todos os seres vivos do planeta terra viverem, tem ainda facetas desconhecidas dos cientistas que o estudam há muito anos.

SolOs resultados desses estudos começam agora a ser revelados com maior certeza, e revelam um mundo todo ele feito de temperaturas e pressões altíssimas que fundem átomos de hidrogénio em hélio num ápice no núcleo do Sol.

Vamos conhecer um pouco mais daquilo que hoje já se sabe acerca da nossa estrela. Com uns impressionantes 99,86 % da matéria total de todo o sistema solar, a primeira reação a estes números é claramente de surpresa. Constatamos que a nossa noção de espaço e tempo é completamente comprometida com estes números impressionantes, que nos obrigam a pensar.

Com esta dimensão percebe-se perfeitamente a razão de todos os corpos do nosso sistema solar orbitarem a sua volta, sejam eles planetas, asteroides, cometas e poeiras.




Outros dados interessantes são a sua massa comparativamente à Terra. O Sol possui uma massa 332.900 vezes maior que a Terra e um volume ainda mais impressionante 1.300.000 vezes maior que o do nosso Planeta. A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de km, variando ao longo do ano. A baliza fica na parte inferior nos 147,1 milhões de Km e num máximo de 152,1 Milhões de Kms. Todos estes números impressionantes revelam a nossa pequenez e reforçam o facto que é impossível não existirem outros planetas com vida no Universo.

O Sol é a fonte de toda a luz existente no Sistema Solar. A luz viaja a cerca de 360.000 Kms por segundo, levando exactamente 8 minutos e 18 segundos a chegar a Terra.

O Sol é constituido maioritariamente por hidrogénio, que corresponde a 74% da sua massa ou 92% do seu volume e por hélio (24% da sua massa ou 7% do seu volume). Existem ainda traços de outros elementos como o ferro, níquel, oxigénio, silício, enxofre, magnésio, neón, cálcio e crômio. A sua cor branca significa que esta Estrela está incluida na classe espectral de G2V:G2 indica que a Estrela possui uma temperatura a superficie de aproximadamente 5.780 K. Apesar de ser uma estrela branca, vêmo-la com uma cor amarela. Este é um fenómeno que se deve à dispersão dos raios na nossa atmosfera.

Só para reforçar o que disse atrás, só na nossa galáxia – a Via Lactea – existem mais de 100 milhões de estrelas da classe G2, a mesma em que se insere o nosso Sol.

O Sol era considerado anteriormente pelos cientistas como uma estrela pequena mas hoje acredita-se que a nossa estrela seja mais brilhante que 85% das existentes na nossa Galáxia.

Sol explosãoUm dos fenómenos mais problemáticos é o do célebre vento solar que tanto pode prejudicar todos os equipamentos electrónicos ou eléctricos, e que pode enviar os humanos para uma época muito longínqua à do seu actual desenvolvimento. Com a sua capacidade para perturbar este tipo de aparelhos, é muito difícil de imaginar como é que conseguiríamos lidar com esta nova realidade e como é que a superariamos.

Infelizmente no mundo inteiro existem muito poucos dispositivos (centrais) que gerem energia e que estejam blindados contra estas tempestades solares, o que nos deixa completamente vulneráveis.


Hoje sabemos que o Sol orbita perto do centro da via láctea, entre os 24 e 26 anos Luz – mais uma vez números arrasadores para a timida exploração que os humanos até agora fizeram de tudo o que está a nossa volta. Para completar um ciclo completo, o Sol necessita de entre os 225 a 250 milhões de anos, considerado um ano galáctico. Atualmente já se pode afirmar com alguma certeza que o Sol se movimenta a uma velocidade orbital de 251 Kms/segundo .

Com os métodos de propulsão actualmente existentes é completamente impossível pensar em explorar todas estas belezas que só estão ao acesso dos novos radiotelescópios que tantas informações nos estão a fornecer, especialmente os que estão instalados no Chile, onde se encontram os maiores esforços da Europa na deteção e compreensão de tudo o que à nossa volta existe.

Como este artigo já está extenso abordarei noutro artigo a constituição do interior do Sol para tentarmos entender como funcionam o interior das Estrelas.

Tags: asteróidescometasestrelaplanetasSol
Partilha
Tweet
Envia
Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é licenciado em Relações Internacionais e Direito Europeu. É vegetariano há 17 anos. Ski, tecnologias Web e sobretudo Linux, são algumas das suas áreas de interesse.

Artigos relacionados

Esa e mistral reforçam parceria para aplicar ia no espaço

ESA e Mistral reforçam parceria para aplicar IA no espaço

24/09/2026
Spacex lança mais 28 satélites starlink

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

01/08/2026
Nasa terra 3d

NASA revela modelo 3D que mostra a verdadeira gravidade da Terra

29/07/2026
Nasa espaço

NASA deteta calor intenso debaixo da superfície da lua Io

27/07/2026

Últimas notícias

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.