Cientistas conseguem inverter o processo de envelhecimento

mais velhos

Uma equipe de pesquisadores conseguiu parar e reverter o processo de envelhecimento. Os cientistas, ao estudarem o DNA, descobriram como restabelecer a comunicação entre o nosso genoma (clássico) e o nosso genoma mitocondrial graças á molécula NAD (Nicotinamide adenine dinucleotide) que existe em grande quantidade quando somos jovens e que começa a diminuir a partir dos 20 anos.

mais velhosNos testes realizados em ratos, os pesquisadores, conseguiram parar e reverter o processo de envelhecimento. Os ratos idosos, submetidos ao tratamento, ficaram mais enérgicos, aumentaram a sua capacidade muscular, as doenças inflamatórias típicas da idade diminuiram (artrite, fadiga muscular e etc. ) e até desapareceram (diabetes).

De acordo com o professor David A. Sinclair, este “tratamento” permitirá aos seres humanos uma vida mais longa e saudável, além de ficarem menos sujeitos às doenças relacionadas com  o envelhecimento.

Para já o estudo só foi realizado em cobaias, os testes em seres humanos deverão começar em 2014, desde que os investigadores consigam financiamento suficiente.

Para mais informações leia o estudo completo:

Declining NAD+ Induces a Pseudohypoxic State Disrupting Nuclear-Mitochondrial Communication during Aging

Fonte: Cell

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.