TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Mudança climática no Ártico ameaça mamíferos marinhos, dizem cientistas

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
17/02/2014 - Atualizado a 19/02/2014
Em Ciência

O degelo do Ártico muda a rotina da fauna local e impõe novos riscos à preservação das populações terrestres e marinhas habituadas àquele ambiente. Mamíferos marinhos como a foca-anelada, por exemplo, têm procurado novos locais de acasalamento e para a criação dos filhotes. Mas agora, especialistas dizem que um novo perigo ronda as vidas desses animais: doenças que eles nunca haviam enfrentado.

Regiões do Ártico sem gelo já servem como rota de transmissão de uma nova espécie de parasita, o Sarcocystis pinnipedi, que se move para o sul enquanto infecta focas-cinzentas — tendo matado cerca de 20% de uma população dessas focas em uma única ilha. A informação foi divulgada por pesquisadores na reunião da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) em 13 de fevereiro.

Outros parasitas, como o Toxoplasma gondii (causador da toxoplasmose), geralmente encontrado nas fazes dos gatos, estão se dirigindo para o norte e infestando belugas, também conhecidas como baleias-brancas. Michael Grigg, chefe de parasitologia molecular do Instituto Nacional de Doenças Alérgicas e Infecciosas em Maryland, conclui que as mudanças climáticas são “uma oportunidade sem precedentes para os patógenos se mudarem para novos ambientes e causarem novas doenças”.

Grigg diz que o toxoplasma é um agente infeccioso comum a todas as espécies de vertebrados de sangue quente, porém, ele só foi encontrado em uma população de belugas do Mar de Beaufort, ao norte do Canadá, a partir de 2006. Mas, em primeiro lugar, como o toxoplasma chegou ao Ártico? Não há consenso, mas suspeita-se que as populações humanas locais o tenham introduzido através dos gatos domésticos, cujas fezes contaminadas entraram em contato com a água.

Matar o T. gondii não é tarefa das mais simples, uma vez que pô-lo na água sanitária (lixívia) ou em uma solução de ácido sulfúrico não é suficiente. O pesquisador conhece duas maneiras de nos livrarmos do toxoplasma: fervê-lo ou congelá-lo. Aí surge um problema. Com o reduzido número de dias em que a temperatura do Ártico fica abaixo da necessária ao congelamento, aumenta a chance de o parasita sobreviver no ambiente até chegar a um hospedeiro.

Os pontos roxos da imagem acima são sarcocystis pinnipedi infectando o diafragma de uma foca-anelada. Note que não há evidências de inflamação no tecido. Crédito: dr. Stephan raverty
 

os pontos roxos da imagem acima são sarcocystis pinnipedi infectando o diafragma de uma foca-anelada. Note que não há evidências de inflamação no tecido. Crédito: dr. Stephan raverty

 

 

Nova doença

O desaparecimento do gelo tem feito com que as focas-cinzentas  (Halichoerus grypus) entrem em contato com as aneladas (Pusa hispida). De acordo com Sue Moore, oceanógrafa da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), temperaturas oceânicas mais quentes levam peixes de água fria, como o bacalhau e o capelão, a se refugiarem mais ao norte. As focas-cinzentas seguem o fluxo do seu alimento e acabam encontrando as focas-aneladas.

Com ambas se alimentando dos mesmos peixes, o parasita S. pinnipedi pode se mover do seu hospedeiro habitual — a foca-anelada — para a foca-cinzenta, que nunca o havia encontrado. Como resultado, em 2012, descobriu-se que o S. pinnipedi tinha sido culpado pelas mortes de 406 focas-cinzentas em Hay Island, Canadá. Dentre as mortas, apenas duas eram adultas, o que levou Grigg a se preocupar com o futuro reprodutivo da população, que conta, ao todo, com cerca de 2 mil focas.

Geralmente, este tipo de micro-organismo se replica no interior de um hospedeiro até que passe a formar cistos, o que lhe permitirá invadir seus próximos alvos. Entretanto, segundo Grigg, o parasita age como um câncer no organismo das focas-cinzentas. Nos fígados delas, o parasita apenas se replica, até que o órgão seja destruído; de fato, as necrópsias dos filhotes mortos em Hay Island constataram que seus fígados se deterioraram completamente em decorrência da infecção.

Infecções por s. Pinnipedi (em roxo, à esquerda; em cinza escuro, à direita) em fígados de focas-cinzentas, nos quais se observa uma inflamação. Crédito: dr. Pierre yves-daoust
 

infecções por s. Pinnipedi (em roxo, à esquerda; em cinza escuro, à direita) em fígados de focas-cinzentas, nos quais se observa uma inflamação. Crédito: dr. Pierre yves-daoust

 

 

As focas-aneladas não têm o mesmo destino, pois desenvolveram evolutivamente a capacidade de coexistir com o S. pinnipedi.

Com o intuito de compreender o ciclo de vida do S. pinnipedi, os cientistas estão coletando fezes de focas-aneladas e de seus predadores, os ursos polares. Porém, para Grigg, nada podemos fazer para impedir o avanço desses patógenos, e todas as espécies afetadas terão de aprender a conviver com eles.

No caso das focas-cinzentas, ele complementa, pode ser que se passem uma ou duas décadas até que os animais desenvolvam algum tipo de imunidade contra o novo parasita. “[P]or fim”, afirma, “chegaremos a algum equilíbrio”.

Fonte: National Geographic

Make-it-clear-brasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Tags: animaisCientistasdoençasfocamudança climáticaparasita
PartilhaTweetEnvia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Spacex lança mais 28 satélites starlink
Espaço

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

01/08/2026
Nasa terra 3d
Espaço

NASA revela modelo 3D que mostra a verdadeira gravidade da Terra

29/07/2026
Nasa espaço
Espaço

NASA deteta calor intenso debaixo da superfície da lua Io

27/07/2026

Comentários

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.