TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Lua de Saturno abriga água líquida sob imensa camada de gelo

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
04/04/2014
Em Ciência, Espaço
Pesquisadores descobriram a presença de água líquida entre a camada de gelo que recobre encélado (acima), lua de saturno, e seu núcleo rochoso. Crédito: nasa/jpl/space science institute

pesquisadores descobriram a presença de água líquida entre a camada de gelo que recobre encélado (acima), lua de saturno, e seu núcleo rochoso. Crédito: nasa/jpl/space science institute

 

 




Cientistas descobriram um oceano situado abaixo da superfície congelada da lua Encélado, satélite do planeta Saturno, levantando suspeitas quanto à possível existência de vida extraterrestre nas suas profundezas.

“A principal implicação do nosso trabalho é a de que existem ambientes potencialmente habitáveis” e completamente inesperados no nosso sistema solar, afirma Luciano Iess, engenheiro aeroespacial da Universidade de Roma “La Sapienza” e autor líder do estudo responsável pela descoberta, publicado na Science.

A pesquisa indica que o grande depósito de água esteja compreendido entre o núcleo rochoso do corpo celeste e uma camada de gelo de cerca de 35 quilômetros de espessura, fato que confere a Encélado um estado especial, compatível com o da lua Europa, de Júpiter, no qual a água líquida está em contato com a rocha. Os pesquisadores acreditam que rocha e água sejam essenciais para que, com o passar dos éons geológicos, compostos químicos não viventes se transformem em formas de vida, justificando, então, um maior interesse científico sobre a pequena lua de Saturno — cujo diâmetro máximo é de 500 quilômetros.

Estima-se que a temperatura na superfície de Encélado atinja -180 graus Celsius, mas a água líquida é possível graças ao calor produzido por forças de maré que flexionam e quebram o gelo, depositando água líquida abaixo da camada congelada. As forças de maré que provocam o degelo na lua são decorrentes da força gravitacional exercida por Saturno, sugerindo que corpos celestes muito distantes da fonte de calor das estrelas também possam ter vida.

Listras de tigre

Observe as quatro faixas azuladas que aparecem na parte inferior direita da imagem. Essas faixas são as "listras de tigre", visualizadas inicialmente pela sonda cassini em 2005. Crédito: nasa/jpl/space science institute

observe as quatro faixas azuladas que aparecem na parte inferior direita da imagem. Essas faixas são as “listras de tigre”, visualizadas inicialmente pela sonda cassini em 2005. Crédito: nasa/jpl/space science institute

 

 

Em 2005, a sonda Cassini-Huygens capturou imagens de enormes colunas de água salgada sendo expelidas no polo sul de Encélado. As observações seguintes do satélite acrescentaram às imagens anteriores a descoberta de compostos orgânicos baseados em carbono liberados por fendas escuras, as “listras de tigre”. Os indícios de água abaixo da superfície de Encélado levaram os pesquisadores da missão Cassini-Huygens a estudar o campo gravitacional da lua com precisão.

Entre 2010 e 2012, em três aproximações distintas, a sonda Cassini mensurou leves desvios na trajetória da lua, uma vez que o campo gravitacional de um corpo celeste é alterado por mudanças na densidade e quantidade de rocha e água presentes na sua superfície. A partir da variação do campo gravitacional, a própria órbita da sonda é afetada, e os desvios no caminho trilhado pelo dispositivo podem ser captados por telescópios terrestres. No caso descrito, radiotelescópios não só mediram as variações na trajetória da sonda, como mapearam, indiretamente, os aspectos geológicos da lua.

Posteriormente, a comparação das medidas do campo gravitacional variável com a topografia da lua levou os cientistas à conclusão de que grandes quantidades de água líquida (cuja densidade é 7% maior do que a do gelo, fazendo com que ela gere um efeito gravitacional maior) escondiam-se sob a gélida superfície.

Os pesquisadores calcularam que a camada de água no polo sul de Encélado — região onde foram encontrados os jatos d’água e listras de tigre — tenha cerca de 10 quilômetros de espessura, mas não souberam precisar se o oceano se espalha ao redor da lua. No entanto, foi possível fazer inferências quanto às características dos fenômenos investigados.

Parece plausível que o vapor d’água lançado pelos gêiseres venha do oceano oculto e saia pelas fissuras da superfície, passando por um sistema de “encanamentos”, explica David Stevenson, cientista planetário do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) em Pasadena e coautor do estudo. Ainda, o sal das colunas de água pode ter sido produzido pela constante dissolução da rocha, que está em contato direto com a água líquida.

Expectativa de vida

Detalhe dos gêiseres nas listras de tigre de encélado, denominadas alexandria sulcus, cairo sulcus, baghdad sulcus e damascus sulcus em referência a cidades mencionadas pelas histórias da obra literária "as mil e uma noites". Crédito: nasa/jpl/space science institute

detalhe dos gêiseres nas listras de tigre de encélado, denominadas alexandria sulcus, cairo sulcus, baghdad sulcus e damascus sulcus em referência a cidades mencionadas pelas histórias da obra literária “as mil e uma noites”. Crédito: nasa/jpl/space science institute

 

 

Para Jonathan Lunine, astrobiólogo da Universidade Cornell, no estado americano de Nova York, e membro da equipe Cassini, tanto o material orgânico detectado nas colunas de água e nos arredores das listras de tigre quanto a descoberta de que o oceano se localiza sobre a rocha aumentam a probabilidade de que haja — ou tenha havido — alguma forma de vida em Encélado: “[c]omo no fundo dos nossos oceanos, a água líquida se infiltraria na rocha, obteria nutrientes e se aqueceria”, pondera Lunine, fazendo do interior de Encélado uma zona de interesse para a busca de vida.

Todavia, os instrumentos da Cassini não são suficientes para esta procura, pois seria necessário identificar uma química orgânica complexa na lua, tarefa que Lunine considera demasiado pesada para o espectrômetro (instrumento utilizado para medir as propriedades da luz emitida por um objeto) da sonda. Agora, os operadores da missão Cassini esperam que a sonda passe pelos gêiseres, no mínimo, mais uma vez até o fim da missão, programado para 2017, a fim de que possam estudar melhor a composição dos jatos.

Fontes: National Geographic, NewScientist

Make-it-clear-brasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Tags: águaEncéladoquímicavida
PartilhaTweetEnvia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Artemis ii
Espaço

Artemis II: satélite argentino ATENEA junta‑se à missão lunar

18/01/2026
Spacex confirma perda de contacto com o satélite starlink 35956
Espaço

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

20/12/2025
Telescópio hubble capta "tempestade" de novas estrelas na galáxia ngc 1792
Espaço

Telescópio Hubble capta “tempestade” de novas estrelas na galáxia NGC 1792

08/12/2025
Ariane 6
Espaço

Lançamento crucial: foguetão europeu Ariane 6 coloca satélite de observação em órbita

05/11/2025
Spacex lança mais 28 satélites starlink
Espaço

Starship tem um voo de sucesso, mas a corrida à Lua está tremida

14/10/2025
Voo de teste da starship
Espaço

À quarta foi de vez: Starship da SpaceX completa missão histórica

27/08/2025

Comentários

Últimas notícias

Lenovo legion y700 gaming tablet

Lenovo Legion Y700: o tablet de 8.8 polegadas mais potente do mundo está de volta

04/02/2026
Oppo find x10 selfie quadrada (2)

OPPO Find X10: câmara frontal quadrada para selfies perfeitas sem rodar

04/02/2026
Xiaomi lente modular (2)

Xiaomi vai produzir a “Lente Magnética” de 100 MP: o futuro da fotografia chegou?

04/02/2026
QNAP

Alerta Apple Pay: o novo esquema sofisticado que quer os teus dados

Google Pixel 10 Pro: desconto de 350€ regressa à Amazon

Google Pixel vence crise de 2026: crescimento de 19% previsto enquanto mercado cai

Stranger Things: novo spin-off animado chega em abril e divide fãs

Apple fecha a porta: já não é possível fazer downgrade para o iOS 26.2

WhatsApp Canais: nova funcionalidade revela quem publica o quê (com segurança)

Redmi K90 Ultra: ventoinha ativa e bateria de 8.500 mAh mudam tudo

Galaxy Buds 4: Samsung elimina luzes e muda design para evitar falhas de qualidade

HyperOS 3: a última vaga de atualizações chega aos Xiaomi e POCO

Oportunidade: a barra de som mais vendida da Amazon tem desconto de 33%

Indra testa com sucesso novo sistema anticolisão para drones

Samsung prepara o Verão: Tab S12 e Watch Ultra 2 já certificados

AI-DADA: Swatch lança ferramenta de IA para criar relógios únicos

Samsung Galaxy S26 Ultra: S Pen ganha design bicolor e pontas personalizadas

Lenovo apresenta soluções completas para salas de reunião na ISE 2026

Huawei FreeClip 2: auriculares ‘invisíveis’ com desconto e oferta extra

Huawei Runner Watch: o relógio que quer treinar-te como um maratonista olímpico

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.