NEC fornece rede de tecnologia SDN para a Estação de Comboios de Tóquio





A NEC Corporation está a construir, para a empresa ferroviária East Japan Railway Company (JR East), uma rede de comunicações utilizando SDN (Software-Defined Networking, *1), na Estação de Comboios de Tóquio (Estação de Trens de Toquio), uma das mais movimentadas em todo o mundo. Esta rede será a primeira (*2) infraestrutura de rede da indústria ferroviária a utilizar a tecnologia SDN.

A NEC já forneceu internacionalmente sistemas SDN a mais de 100 empresas, sendo este um dos pilares do seu programa «Solutions for Society» (Soluções para a Sociedade). A JR East optou por construir esta rede de estação como parte da infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação (TIC) destinada a suportar o atual lançamento de serviços de informação feitos à medida das necessidades dos clientes.

A Estação de Comboios de Tóquio é um importante terminal de transporte, onde uma extensa variedade de redes processa enormes volumes de dados provenientes de vários sistemas. A JR East optou por construir uma “rede de estação comum” utilizando o SDN, para que os serviços possam ser fornecidos de forma mais rápida e flexível.

As características-chave da rede de estação comum na Estação de Comboios de Tóquio são as seguintes:

1. Infraestrutura de rede de larga escala passível de ser partilhada por diversos sistemas através da utilização de SDN

(1) A rede de estação comum utiliza a Série UNIVERGE PF da NEC, o primeiro produto comercial do mundo a suportar OpenFlow (*3), uma tecnologia-chave para a implementação do SDN.

(2) A virtualização da rede através do SDN possibilita a integração de toda a informação proveniente das redes individuais, incluindo as que servem os horários dos comboios, a vigilância das plataformas e as cancelas de acesso, permitindo a sua transmissão para a rede de estação comum.

 2. Resposta mais rápida e flexível a novos serviços e mudanças no ambiente da estação de comboios

A rede de estação comum possibilitará o controlo integrado de toda a rede através da sua visualização. Isto torna possível a rápida  construção, atualização e manutenção das redes de comunicações sem necessidade de alterar as redes físicas. Possibilita também  acelerar o lançamento de novos serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes.

A NEC tem por objetivo capitalizar neste projeto para a Estação de Comboios de Tóquio da JR East para continuar a avançar com as suas soluções centradas em SDN para as empresas, escritórios públicos, operadores de telecomunicações e centros de dados em todo o mundo.

Baseado no seu Plano de Gestão Intercalar de 2015, o Grupo NEC está a trabalhar para a segurança, eficiência e equidade social. A NEC pretende desenvolver soluções para diversos problemas, enquanto empresa que cria valor através da promoção das suas “Soluções para a Sociedade”, assentes em infraestruturas sociais avançadas utilizando as TIC.

***

(*1) SDN (Software-Defined Networking): Uma arquitetura através da qual as redes são controladas por software.

(*2) Segundo um estudo da NEC Corporation publicado no 24 de fevereiro de 2014.

 (*3) O OpenFlow é uma norma que possibilita a centralização do controlo das redes, separando as funcionalidades de controlo de rede de um switch e transferindo-as todas para um controlador. É um dos métodos utilizados para implementar o SDN. A NEC Corporation é um dos membros fundadores da Open Networking Foundation (ONF), uma organização sem fins lucrativos para a normalização do OpenFlow.

Mais informações sobre a NEC em http://www.nec.com

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.