Novas tecnologias acrescentam cada vez mais novas palavras aos dicionários

Dia após dia, dicionários de referência anunciam a adoção de palavras nascidas e criadas no universo das novas tecnologias. Agora é a vez da Merriam-Webster: especializada, dentre outras coisas, na edição de dicionários,

Do conjunto de palavras “tecnológicas” adicionadas à edição online e impressa do dicionário americano publicado este ano, selfie é uma das mais utilizadas na atualidade, já anteriormente adotada pelos dicionários Oxford.

Dos termos recentemente adotados, Catfish é um dos que integram a lista. Para além da representação literal de uma espécie de peixe, o termo passa a designar uma “pessoa que cria um perfil falso numa rede social, com más intenções”.

Para Peter Sokolowski, um dos editores do Merriam-Webster, muitas destas novas palavras demostram o impacto que as novas tecnologias têm nas vidas da sociedade contemporânea. Conforme explica Sokolowskitweepselfiehashtag referem-se claramente à “forma como nos comunicamos e partilhamos como indivíduos”. Já palavras como crowdfunding, gamification e big data “demostram que como a internet mudou a forma de fazer negócio”.

Fonte: TekSapo

Artigo anteriorPróximo artigo
Cláudia Assis
Jornalista, Assessora de Comunicação e Gestora de Marcas nas redes sociais, Cláudia Assis tenta definir a si mesma como "uma menina multitask". Aquariana [logo vanguardista!] e nômade por natureza, viu a sua vida ser conduzida numa viagem transatlântica rumo a Portugal. O objetivo inicial era um mestrado em Ciências da Comunicação mas, desde então, vive num enamoramento constante com a terra de Pessoa. E, assim como o poeta, ela é também muitas "pessoas". CAssis é uma delas [talvez a mais intensa] e que nada mais é que uma versão 2.0 de si mesma, um alter-ego nas redes sociais. O que “ambas” têm em comum? Falam muito. Sobre tudo e todos. Têm sempre uma opinião a dar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.