TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Universo virtual: modelo recria a evolução do cosmos

Luiz Guilherme Trevisan Gomes por Luiz Guilherme Trevisan Gomes
09/05/2014
Em Ciência

Aglomerado de galáxias surge em meio a uma imensa rede de matéria escura. Novo modelo de evolução do cosmos foi capaz de representar muitas das estruturas observadas pela astronomia moderna e propostas pela cosmologia. Crédito: illustris collaboration

Aglomerado de galáxias surge em meio a uma imensa rede de matéria escura. Novo modelo de evolução do cosmos foi capaz de representar muitas das estruturas observadas pela astronomia moderna e propostas pela cosmologia. Crédito: Illustris Collaboration

Interessado em testar a validade da cosmologia moderna e sua eficiência na explicação dos fenômenos que observamos no cosmos, um grupo de pesquisadores criou um modelo da evolução do universo, inserindo todo o conhecimento que pensamos ter a respeito das condições presentes na origem deste.

A execução do programa em um supercomputador levou meses para ser concluída, e os resultados, divulgados na edição de 7 de maio da revista Nature, apresentaram um universo virtual bastante semelhante ao real, o que dá credibilidade ao modelo padrão da cosmologia.

Ilustrando

No vídeo abaixo (narrado em inglês), vê-se a evolução das matérias visível e escura — colorida em azul em alguns trechos do vídeo, formando uma “teia” regida pela atração gravitacional —, partindo de 12 milhões de anos após o Big Bang. A simulação, desenvolvida pelo físico Mark Vogelsberger, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e seus colegas, traduz-se em um cubo medindo 106,5 megaparsecs (cerca de 350 milhões de anos-luz) de aresta, porção representativa da totalidade do universo.

Outro feito significativo do modelo executado foi o de manter a boa resolução das estruturas de menor escala, como as galáxias — cujos formatos corresponderam aos das observáveis. De maneira impressionante, o modelo correlacionou a aglomeração de matéria escura ao surgimento de aglomerados de galáxias (conjuntos de galáxias interagindo gravitacionalmente entre si) bem como a composição química das mesmas.

Denominada Illustri, a simulação obteve resultados superiores aos de modelos anteriores, principalmente devido a “algarismos aprimorados” e ao fato de seus complexos cálculos incluírem uma ampla variedade de fenômenos da física, como os referentes à “formação de buracos negros supermaciços e seu efeito sobre seus ambientes”, explica Vogelsberger. (Entre as características do universo virtual, verificou-se que os primeiros buracos negros supermaciços situados no centro das galáxias, ao se alimentarem de matéria, aqueceram o gás intergaláctico através de gigantescas explosões.)

De acordo com Chris Brook, astrofísico da Universidade Autônoma de Madri, o modelo da equipe de Vogelsberger reproduz os diferentes tipos de galáxias do universo real, o que o torna uma defesa do modelo padrão da cosmologia.

Executado nos 8.000 processadores de um supercomputador ao longo de vários meses, o Illustri levaria quase 2 mil anos para produzir suas conclusões em um computador doméstico de última geração.

No entanto, apesar das semelhanças entre os universos real e virtual, algumas irregularidades surgiram, sendo a origem das galáxias de pouca massa, adiantada no modelo, um exemplo. Vogelsberger complementa que o objetivo agora é “tentar entender por que isto está ocorrendo e ver o que nos falta em termos da formação de galáxias”.

O crédito pelo vídeo apresentado neste artigo pertence à Nature e à Ilustris Collaboration.

Make-it-clear-brasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Tags: astronomiacosmologiafísica
Partilha
Tweet
Envia
Luiz Guilherme Trevisan Gomes

Luiz Guilherme Trevisan Gomes

é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Artigos relacionados

Esa e mistral reforçam parceria para aplicar ia no espaço

ESA e Mistral reforçam parceria para aplicar IA no espaço

24/09/2026
Spacex lança mais 28 satélites starlink

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

01/08/2026
Nasa terra 3d

NASA revela modelo 3D que mostra a verdadeira gravidade da Terra

29/07/2026
Nasa espaço

NASA deteta calor intenso debaixo da superfície da lua Io

27/07/2026

Últimas notícias

Android 17 QPR3 Beta 3 chega aos Pixel com 26 correções

Falha no Telegram permitia executar código ao atender chamadas

SMS invisível pode cortar chamadas em telemóveis Android

Pentágono levou IA ao limite durante a guerra com o Irão

OpenAI, Google, Microsoft e Anthropic apoiam recusa comum do treino de IA

ColorOS 17 chega a mais smartphones OPPO e OnePlus

Google prepara correção para consumo excessivo de bateria nos Pixel Watch

Samsung One UI 9 chega a mais modelos Galaxy

Falha crítica no Brotli afeta mais do que o Node.js

HyperOS 4 chega a mais smartphones Xiaomi

Influenciadores virtuais geram comentários menos emotivos

Apple: iPhone Air 2 poderá ganhar segunda câmara e bateria maior

Motorola Signature 27 já tem lançamento marcado para novembro

Honor 700 poderá receber teleconversor de 200 mm dos Magic 9

OPPO confirma Reno 17, Pad Air 6 e Watch 5 para novembro

Waymo escolhe Toyota bZ4X para expansão no Japão e Reino Unido

Honor X9e s chega com bateria de 8.560 mAh

Google: Gemini leva nova animação com partículas a mais smartphones Android

Wikimedia defende treino de IA e exige respeito pelas licenças

iPad mini OLED revela salto de desempenho no Geekbench

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.