Em parceria com o Google, o laboratório farmacêutico Novartis anunciou nesta terça-feira (15) a utilização da lente de contato inteligente desenvolvida pela gigante tecnológica no controle da diabetes. Uma vez no olho, o dispositivo usará as lágrimas do paciente para monitorar os níveis de glicose no sangue.
Conforme afirma a Alcon (filial da Novartis) em comunicado à imprensa, o projeto do Google pode revolucionar o atendimento médico ocular e que o principal objetivo desta parceria é justamente ultrapassar os limites da medicina tradicional, a fim de compreender e tratar doenças com o uso das novas tecnologias.
“Queremos combinar a tecnologia avançada deles e nossos conhecimentos em biologia para responder a necessidades médicas não supridas”, comentou Joseph Jiménez, diretor geral da Novartis.
Composta por um chip wireless, a lente possui, ainda, um sensor miniaturizado de glicose prensados entre duas camadas de material gelatinoso. Segundo os seus criadores, o dispositivo deverá ser equipado também com um LED capaz de emitir sinais sempre que haja alterações no nível de glicose do paciente.
Logo abaixo, veja a reportagem do Olhar Digital e saiba mais sobre o funcionamento da lente:
Comentários