Economista português nomeado para alto posto da ciência europeia

Carlos Moedas, 44. Crédito: Governo da República Portuguesa
Carlos Moedas, 44. Crédito: Governo da República Portuguesa

O economista português Carlos Moedas foi nomeado hoje (10) comissário da União Europeia para pesquisa, ciência e inovação. A nomeação precisa ser avaliada pelo Parlamento Europeu e, se aprovada, dará a Moedas um mandato de 5 anos à frente da comissão responsável pelo projeto Horizon 2020.

A estratégia Horizon 2020 constitui-se por € 80 bilhões (mil milhões) de recursos da União Europeia (afora os investimentos privados que o ambicioso projeto pode arrecadar) e tem por objetivos as lideranças industrial e científica através da inovação, criando empregos, reduzindo a pobreza e inserindo mais pessoas em um modelo econômico sustentável.

O programa planeja levar, em um prazo de 7 anos (2014-2020), as descobertas e inovações tecnológicas dos laboratórios para a indústria e o mercado consumidor dos produtos e serviços europeus.

Na carta de nomeação de Moedas, o presidente-eleito da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker afirmou que o novo comissário deverá monitorar as políticas nacionais de pesquisa e inovação e assegurar que as “propostas e atividades da Comissão sejam baseadas em evidências científicas sólidas”.

Carlos Moedas, 44, é economista, cursou MBA na Harvard Business School e trabalhou como banqueiro nas instituições financeiras Goldman Sachs e Aguirre Newman antes de fundar sua própria companhia de investimentos em 2008. Entre 2011 e 2014, Moedas esteve à frente do programa de ajuste econômico do governo de Portugal — em parceria com o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu —, que visava retirar o país de uma crise econômica.

Make-It-Clear-BrasilMake It Clear Brasil

Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e trabalha como consultor financeiro na Valore Brasil - Controladoria de Resultados. Atualmente, cursa o MBA em Controladoria e Finanças na Universidade de São Paulo (USP). Entusiasta da razão e da ciência, fundou o espaço de divulgação científica Make It Clear Brasil, em 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.