TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

UnLove: O jogo online gratuito que ajuda a prevenir a violência no namoro

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
26/11/2014 - Atualizado a 18/10/2015
Em Jogos

A Universidade de Aveiro criou um jogo online gratuito – UnLove – cujo principal objetivo é a sensibilização e prevenção da violência no namoro.

As relações amorosas nem sempre se pautam pelas melhores cundutas e, sem dúvida, a violência é uma triste realidade de muitos relacioamentos. Quase todos os dias os mais diversos meios de comunicação social apresentam relatos de agressões, quer físicas quer psicológicas, entre pessoas que pareciam manter um relacionamento estável. Normalmente associamos esse tipo de situações a pessoas adultas, no entanto os jovens não estão livres dessa realidade e esse tipo de violência também acontece, com alguma frequência, no namoro entre adolescentes.

Com o intuito de ajudar os jovens (e adultos!) a lidar com esse tipo de conflitos, um grupo de estudantes do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro desenvolveu o jogo online UnLove.

Unlove. Os utilizadores podem criar avatarsEste jogo didático, completamente gratuito, foi desenvolvido de acordo com acordo com uma lógica de jogo em tempo-real, de base narrativa e “point and click”. O UnLove permite que os jogadores (utilizadores) criem diferentes personagens (avatars), heterosexuais ou homosexuais, com os quais irão experimentar e testemunhar diferentes situações de Violência no Namoro.

Durante o jogo os utilizadores podem interajir com outros jogadores e navegar entre diversos cenários, que simulam diferentes visões e dimensões da violência no namoro.

Neste momento o jogo ainda está em fase de protótipo, mas a Universidade de Aveiro já disponiblizou uma página de demonstração na internet, através da qual é possível fazer o download do jogo, bem como efectuar o registo.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Sara Alexandra Tuna Ramos, Luís Duarte Marieiro Almeida, Luís Miguel Simões Monteiro e Daniela Grácio Santos, na Unidade Curricular de Projeto (perfil Tecnologias de Saúde), da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação da Universidade de Aveiro, com a orientação dos professores Ana Margarida Almeida, Hélder Caixinha e Pedro Amado.

O trabalho foi desenvolvido em articulação com o o projeto “Viver direitos / vencer violências – da escola ao espaço público”, um Projeto do MDM (Movimento Democrático de Mulheres), financiado pelo POPH, através da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género – de apoio técnico e financeiro às Organizações Não Governamentais.

Tags: jogojogo onlineUnLove
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Super mario bros leilão
Jogos

Cópia selada de Super Mario Bros bate recorde de três milhões

16/06/2026
Xbox fallout elder scrolls
Jogos

Xbox quer acelerar o lançamento de novos jogos Fallout e Elder Scrolls

15/06/2026
Astro bot ps5
Jogos

Melhores jogos grátis na PS5 para jogares sem gastar um cêntimo

13/06/2026

Comentários

Últimas notícias

Discord testa verificação de idade com cartões e Google Wallet

Huawei Watch Fit 5: Chegam novas ferramentas de saúde feminina

Prime Day antecipado: poupa 477 euros no iRobot Roomba Plus 505.

Xiaomi HyperOS 4: a lista de smartphones que vão receber a atualização

Ugreen lança carregador GaN de 65W ultra fino com três portas

Prime Day antecipado: Samsung Galaxy Watch Ultra com 325 euros de desconto

Samsung Galaxy S26 Ultra é o “Melhor do Teste”

Relatório de ciberameaças da INTERPOL revela escala industrial do cibercrime na Ásia

Novo trojan de acesso remoto ameaça ecossistema Android

Apple: O preço do iPhone 18 Pro pode assustar

Queda de preço no Xiaomi Pad 8 Pro: poupa mais de 150 euros

HP revela novo ecossistema de colaboração baseado em IA

ChatGPT fica mais inteligente na saúde com o novo GPT-5.5

Dataland: O primeiro museu de arte gerada por IA do mundo

Anthropic suspende modelos Fable 5 e Mythos 5 por ordem dos EUA

Más notícias: Disney+ perde Dolby Vision e filmes 3D na Europa

Adeus monopólio: UE quer forçar a Apple a abrir o iCloud

Google revela que 44% dos portugueses planeiam compras na Black Friday

Projetor portátil Nebula Mars 3 Air cai de preço: poupa 122 euros

Android 17: Um bug bizarro bloqueia o Wi-Fi nos smartphones Pixel

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.