TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Mulheres são menos conscientes das ameaças na Internet, revela estudo

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
06/03/2015 - Atualizado a 31/03/2015
Em Segurança

As utilizadoras da Internet na Europa estão menos preocupadas em proteger-se contra as ameaças online do que os homens, de acordo com os resultados de um estudo realizado pela Kaspersky Lab em colaboração com a B2B International.

Principais destaques do estudo:

  • Só 18% das europeias acreditam que podem ser vítimas do cibercrime
  • 39% das mulheres não sabe o que é o Ransomware, contra os 26% dos homens europeus
  • Os homens enfrentam mais malware do que as mulheres, mas têm mais consciência dos perigos que correm

Tendo em conta que esta atitude pode ter consequências perigosas, a Kaspersky Lab, a propósito do Dia Internacional da Mulher que se celebra no próximo dia 8, quer fomentar uma maior consciencialização entre as mulheres de todo o mundo para o perigo das ameaças que existem na Internet.

Segundo as conclusões do estudo, só 18% das mulheres acreditam que podem ser vítimas dos cibercriminosos, enquanto 27% dos homens consideram que tal é possível. Por outro lado, geralmente as mulheres sabem menos sobre ciberameaças do que os homens. Por exemplo, 26% dos homens e 39% das mulheres na Europa não têm consciência para o perigo do ransomware; 21% dos homens e 34% das mulheres sabem pouco sobre malware móvel e 22% dos homens e 37% das mulheres têm uma ideia muito limitada sobre o que é um exploit.

Esta falta de conhecimento pode levar a que as mulheres prestem menos atenção à protecção contra as ameaças online. Quando permitem que outras pessoas (filhos, amigos, colegas, etc.) usem os seus dispositivos principais, 32% das mulheres não toma qualquer medida para proteger os seus dados, uma vez que “não vêm qualquer tisco” em fazê-lo. Só 28% dos homens se comporta da mesma maneira. No que toca à cópia de segurança dos dados, 41% dos homens não deixam de o fazer, enquanto só 35% das mulheres o fazem.

Por outro lado, deste estudo se depreende que, durante um período de 12 meses, houve mais homens do que mulheres a enfrentar incidentes de malware (32% contra 25%), embora as mulheres sejam mais propensas a sofrer consequências financeiras (8% contra 12%). De uma maneira geral, os homens gastam mais frequentemente dinheiro na compra de programas especiais concebidos para limpar o sistema ou para o proteger no futuro, enquanto as mulheres preferem recorrer a profissionais de TI para obter ajuda.

Existem outros riscos que os homens enfrentam mais do que as mulheres: a ameaça aos dados financeiros dos utilizadores. Por exemplo, em 2014 os ciberataques dirigidos concentraram-se em 54% dos homens, mas apenas em 49% das mulheres. Isto pode dever-se ao facto de as mulheres estarem especialmente preocupadas com a segurança das suas transacções financeiras em comparação com outras actividades online. Deste modo, 60% dos homens e 63% das mulheres mostram preocupação com o risco de fraude que afecte as suas contas bancárias, enquanto 43% dos homens e 49% das mulheres se sentem vulneráveis ao realizar pagamentos online. Além disso, as mulheres inquiridas estão um pouco mais preocupadas do que os homens de poderem ser espiadas através da sua câmara web – 44% contra 39%, respectivamente.

“Na vida real, os utilizadores entendem que é importante tomar precauções para proteger as coisas que valorizam e que online se deve fazer o mesmo.  Seguindo algumas regras de segurança web sensatas, poderemos reduzir em grande medida o risco de perder dados valiosos ou de ser vítimas de fraude financeira “, afirma Elena Kharchenko, Chefe de Gestão de Produtos de Consumo da  Kaspersky Lab.

Tags: ameaças onlineciberameaçasciberataquescibercrimecibercriminososDia Internacional da MulherKaspersky Labmalwaresegurança
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Mundial 2026 - futebol
Segurança

Mundial 2026: piratas informáticos já estão a atacar os fãs

17/05/2026
Profissionais de segurança informática a analisar dados num ecrã para resolver a falta de competências em cibersegurança nas empresas.
Segurança

Falta de competências em cibersegurança gera prejuízos milionários

14/05/2026
União europeia
Segurança

Soberania digital europeia: Amazon, Microsoft e Google de fora dos contratos?

13/05/2026
Anthropic mythos
Inteligência Artificial

Anthropic Mythos mostra a dura realidade: o inimigo agora é interno?

13/05/2026
Riscos de segurança em modelos de ia: prompt injection, envenenamento de dados e ataques adversariais em 2026
Inteligência Artificial

Riscos de segurança em modelos de IA ameaçam organizações em 2026

12/05/2026
Diagrama de vetores de ataque em cibersegurança empresarial, com destaque para exploração de aplicações públicas em 2025
Segurança

Cibersegurança empresarial: os mesmos ataques há 7 anos

11/05/2026

Comentários

Últimas notícias

Corsair void v2

Corsair Void v2 sofre corte brutal: um negócio irrecusável?

18/05/2026
Google password manager

Google Password Manager: Vais poder importar e exportar as tuas passkeys

18/05/2026
Google pixel watch 4: satélite, gemini e um novo design

Utilizadores do Google Pixel Watch 2 acordam sem os dados de sono

18/05/2026

Peli ModLight Pivot já está disponível em Portugal

Samsung Exynos 2800 pode mudar as regras da inteligência artificial móvel

Royal Pop provoca caos mundial nas lojas Swatch

Poupa 30 euros: o veloz SSD Samsung 9100 PRO está mais barato

Lenovo expande gama ThinkPad com IA para empresas

Mundial 2026: piratas informáticos já estão a atacar os fãs

OnePlus suspende atualização do OxygenOS 16 devido a falhas graves

Xiaomi cancela rival do iPhone Air para focar na bateria

Google confirma: Xiaomi vai ganhar uma das melhores funcionalidades dos Pixel

Audemars Piguet e Swatch lançam coleção Royal Pop

Netflix: 4 excelentes filmes e séries que chegaram agora mesmo

ASUS ProArt GeForce RTX 5090 disponível brevemente em Portugal

Google Gemini Intelligence pode ser exclusivo dos smartphones Android mais caros

WhatsApp beta para Android: mensagens vão desaparecer depois de lidas

Segway Xaber 300 chega ao mercado com velocidade de 96 km/h

YouTube expande a sua ferramenta de IA para detetar deepfakes

Auriculares de topo para treinar? Os Soundcore Sport X20 baixaram de preço.

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.