Uma equipa da Universidade de Coimbra desenvolveu uma aplicação, denominada “Happy Hour – Improving Mood With An Emotionally Aware Application”, para instalar em Android, que consegue identificar o estado de espírito do utilizador.
A informação sobre o estado de espírito do utilizador é actualizada hora a hora e a conclusão obtida tem de ser validada pelo utilizador, sendo que tem de escolher uma de quatro hipóteses: euforia, aborrecimento, calma e ansiedade.
Para estes estados de espírito, a mesma app recomenda algumas resoluções para o problema: promove caminhadas e exercício físico como forma de melhorar a situação emocional de quem a utiliza, selecionando e apresentando informação em tempo real sobre espaços verdes de interesse, próximos do local onde o utilizador está, segundo um comunicado enviado à imprensa pela Universidade de Coimbra.
A originalidade do projecto valeu a David Nunes, de 27 anos, o prémio de jovem cientista, atribuído na Conferência Internacional IEEE-I4CS- Inovação para Serviços Comunitários, que decorreu na Alemanha.
Para o investigador, o objectivo da aplicação é “mudar o paradigma”. “As tecnologias devem compreender o ser humano e adaptar-se às suas necessidades e desejos” e, embora seja “um desafio de enorme complexidade, o futuro passa por aqui”, sublinhou David Nunes, citado no mesmo comunicado.
Esta nova tecnologia resulta de quatro anos de investigação, realizada pelo Cento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e coordenada pelo cientista Jorge Sá Silva.
Comentários