A Canon está a desenvolver uma câmara de rede compacta de alta sensibilidade que irá tornar possível visualizar assuntos distantes a cores mesmo em condições que são desafiantes a olho nu, como por exemplo à noite com poucas fontes de luz. As capacidades de imagem da câmara irão torná-la ideal tanto para aplicações de vigilância como para prevenção de crime e monitorização de locais propícios a desastres naturais, permitindo visualizar as cenas nitidamente de noite e de dia.
Com base numa gama de tecnologias óticas que a Canon tem trabalhado durante muitos anos, a câmara de rede em desenvolvimento inclui uma ultra-teleobjetiva de zoom de grande abertura com distância focal superior a 600mm (equivalente 35mm) que alcança um valor F de 2.4 – que permite a entrada de grandes quantidade luz. A objetiva vai incorporar elementos asféricos e UD (Ultra Low Dispersion) que inibem a ocorrência de aberrações cromáticas, que se tornam recorrentes à medida que a abertura da objetiva aumenta. A combinação da objetiva de grande abertura com o sensor de alta sensibilidade e o processador de imagem de elevado desempenho, vai permitir o reconhecimento de cor do rosto do alvo a uma distância de 100 metros mesmo em ambientes escuros com apenas 0.08 lux de iluminação, quase equivalente à luz emitida pela lua. Até à data, a vigilância noturna convencional só é possível em pequenas distâncias e com a ajuda de iluminação infravermelha, ou utilizando o modo noturno que capta as imagens a preto e branco.
Através da combinação de uma função pan/tilt acionada eletricamente, que controla a orientação da câmara, com a ultra-teleobjetiva de zoom, a câmara irá cumprir uma série de necessidades e requisitos a nível de vigilância. Além da monitorização de desastres naturais em rios e baías, por exemplo, a câmara será perfeita para utilização em vigilância urbana desde terraços de edifícios e identificação de matrículas nas estradas, não apenas durante o dia, mas também com configurações exigidas pela vigilância noturna.
A Canon quer iniciar a comercialização da nova câmara de rede em 2016. Através do reforço do portefólio de câmaras de rede, a Canon vai dar resposta à constante necessidade de aumento da monitorização e vigilância da sociedade.
Comentários