TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

O fim da Lei do Bem e seus impactos na sociedade brasileira

Convidado por Convidado
03/12/2015
Em Opinião

Por David González*

 

Quando a lei 11.196, popularmente conhecida como Lei do Bem, foi criada em 2005, havia um objetivo muito claro: acelerar a inclusão digital de uma grande parcela da população brasileira por meio de uma série de isenções fiscais sobre a produção de PCs e outros eletrônicos em território brasileiro. Estas isenções, especificamente sobre o PIS/Pasep e Cofins, foram expandidas em 2008 para contemplar também smartphones e tablets, adequando-se assim à evolução natural que pelo qual o uso de dispositivos eletrônicos passou nos últimos anos.

Os benefícios advindos pela Lei do Bem nestes 10 anos são inquestionáveis. Os incentivos para a produção nacional de computadores, notebooks, tablets e smartphones resultaram em uma expansão do número de empresas estrangeiras que optaram pela fabricação local, gerando empregos e receitas para o país. Segundo estimativas do Ministério da Fazenda publicadas no Portal Brasil, até julho de 2014 a produção de computadores e outros dispositivos em território nacional saltou de 4 milhões de unidades/ano para 22 milhões de unidades/ano, incluindo notebooks e tablets nos resultados.
Além das conquistas econômicas, temos também uma grande conquista social – a inclusão digital de uma boa parte dos brasileiros. De acordo com o Pnad 2014, o número de domicílios com computadores já chegou a 49,5% do total. Avanços também puderam ser vistos na educação. Segundo dados divulgados pelo Inep neste ano, 61% das escolas possuem conexão com a internet voltada para o uso do aluno, um importante aumento de 14% em relação aos dados obtidos em 2010. Vale ressaltar que a grande maioria dos computadores usados em instituições de ensino são máquinas de entrada, com valor de custo abaixo dos R$ 1500, justamente a parcela beneficiada pela Lei do Bem.

A Lei do Bem teve um efeito em cascata. Com dispositivos mais baratos, mais pessoas passaram a se conectar, e com mais brasileiros conectados, o País começou a ensaiar um movimento interessante: multiplicou-se o número de startups de base tecnológica, trazendo mais serviços e comodidades para o dia a dia da população. Já em um nível individual, os dispositivos móveis, como PCs, notebook e os 2 em 1 continuam sendo os principais meios para promover uma inclusão digital produtiva, além de fomentar a inclusão digital pelo acesso e consumo da informação, contribuindo para a formação de uma sociedade do conhecimento.

A má notícia é que, por meio da Medida Provisória 690, o governo federal optou por antecipar o fim da Lei do Bem – as discussões estão acontecendo no governo, com o intuito de definir os rumos da isenção de impostos para os próximos anos. A medida terá um impacto direto no custo de produção desses dispositivos, que por sua vez será repassado ao consumidor. A expectativa é de que os preços subam em pelo menos 10%, isso em um setor da economia que ainda não conseguiu absorver integralmente os custos referentes à desvalorização do real perante o dólar.

É compreensível e desejável que o governo federal tome medidas que atenuem o cenário de crise econômica pelo qual o país passa hoje. Contudo, é preciso pensar nos efeitos de longo prazo do fim da Lei do Bem: como ficam os 50% de lares que ainda não tem acesso a um computador? Como o Brasil vai continuar incentivando a inovação e a criação de empresas de base tecnológica e empregos de alto valor agregado? Como fica a nossa competitividade? Tudo isso precisa ser ponderado para que o país caminhe em direção a uma sociedade do conhecimento.

Não há dúvida sobre os benefícios que a Lei do Bem – e o salto em inclusão digital que ela causou – trazem para o país. O fim dos estímulos à produção de computadores, smartphones, tablets entre outros pode não só prejudicar sensivelmente a capacidade de inovação na indústria brasileira, mas também frear de forma repentina um processo que beneficia a todas as camadas da sociedade. É uma economia de curto prazo, que pode vir a se provar cara no futuro.

* David González é diretor geral da Intel Brasil

Tags: brasilcomputadoresinclusão digitalLei do Bemnotebookssmartphonestablets
PartilhaTweetEnvia
Convidado

Convidado

Área destinada a artigos de opinião e conteúdos escritos por autores convidados

Artigos relacionados

Hospitalidade 4. 0: porque ir de férias (des)conectado exige uma rede estável - artigo de opinião de moisés raimundo, b2b marketing manager tp-link portugal
Opinião

Hospitalidade 4.0: Porque ir de férias (des)conectado exige uma rede estável

27/05/2026
Quando a tecnologia evolui, o trabalho tem de se tornar mais humano. Artigo de opinião de pedro brito, diretor geral de soluções de impressão na hp
Opinião

Quando a tecnologia evolui, o trabalho tem de se tornar mais humano

19/05/2026 - Atualizado a 21/05/2026
A ia vai dominar o mundo, mas não como nos filmes. Artigo de opinião de ricardo queirós
Opinião

A IA vai dominar o mundo, mas não como nos filmes

09/05/2026

Comentários

Últimas notícias

Tudo sobre a Trionda, a nova bola do Mundial 2026 que tem bateria

Motorola culpa bug por injetar códigos de afiliados na app da Amazon

Google Photos: Nova secção vai organizar todas as tuas edições automáticas

Google recua nos limites de uso do Gemini após avalanche de queixas

Oferta: Logitech G Pro X SE cai a pique na Amazon

Xiaomi lança nova máquina de lavar e secar inteligente na Europa

Xiaomi 17T e 17T Pro chegam com câmaras Leica e baterias gigantes

Comando sem fios Xbox com desconto incrível: Vais deixar escapar?

Blue Origin: foguetão New Glenn explode em teste de rotina

Honor X80: fuga de informação revela bateria gigante e ecrã incrível

Baixa de preço no Redmi Watch 6: agarra esta oportunidade

Samsung prepara-se para fabricar os novos chips da gigante Anthropic

Microsoft apaga artigo polémico que afirmava que o Defender era suficiente

Pechincha sonora: Ultimate Ears Boom 4 custa agora uns meros 85 euros

OnePlus 16: nova fuga de informação revela câmara principal de 50MP

Vertu AlphaFold: O smartphone dobrável de luxo com inteligência artificial

Elgato HD60 X regista desconto brutal na Amazon: poupas 60 euros

YouTube: não vais mais ser enganado por vídeos criados com inteligência artificial

Motorola Edge 70 Pro+: fuga de informação revela especificações no Geekbench

Oppo Find X10: primeiro smartphone Android com câmara frontal quadrada

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.