Konica Minolta alcança primeiro lugar em Ranking da Nikkei Inc

ecologia e sustentabilidade

A Konica Minolta anunciou, no passado dia 11 de Fevereiro, a conquista do primeiro lugar no estudo sobre gestão dos recursos ambientais na indústria transformadora, promovido pela Nikkei Inc. O relatório anual conduzido pela Nikkei avalia a gestão ambiental levada a cabo pelas empresas japonesas e reconhece as iniciativas sustentáveis promovidas, tanto ao nível do ambiente, como das políticas de negócios e gestão. Foram convidadas 1737 empresas, das quais 413 participaram no estudo.

A Konica Minolta conseguiu, mais uma vez, o primeiro lugar, obtendo uma pontuação de topo ao nível do sistema de promoção da gestão dos recursos ambientais, assim como pontuações elevadas também nos outros pontos de avaliação. A empresa tem vindo a desenvolver iniciativas e políticas de consciencialização ambiental que combinam a redução do impacto ambiental com o crescimento económico. Além disto, a Konica Minolta mostra-se recetiva à utilização dos seus conhecimentos e práticas ambientais, como por exemplo para atuais e potenciais clientes que enfrentam desafios na gestão ambiental e nas operações do dia-a-dia. A dedicação da empresa, o compromisso e a partilha destes valores vai muito para além do Grupo Konica Minolta e favorece os clientes, promovendo uma sociedade mais aberta e informada sobre as causas ambientais.

A poupança de energia e de recursos é uma iniciativa de grande importância, não só para a redução da emissão de dióxido de carbono, mas também para melhorar as margens de lucro ao diminuir os custos de produção e utilização de materiais. A companhia tem partilhado com os seus clientes e fornecedores as suas tecnologias, know how e boas-práticas ecológicas e ambientais praticados nos seus escritórios e fábricas, espalhadas pelo mundo, sem quaisquer interesses económicos. Os seus vastos conhecimentos auxiliam os clientes e fornecedores a reforçar as suas práticas de poupança de energia e recursos e a promover a redução do impacto ambiental, contribuindo para uma sociedade mais consciente.

Para reforçar a sua posição, a Konica Minolta promove iniciativas onde colaboradores especializados em questões ambientais, visitam e trabalham de perto com fornecedores na China e Vietname, dando formações sobre a utilização adequada dos recursos energéticos e disponibilizando programas para a redução das emissões de CO2. Esta assistência também é prestada em fábricas no Japão e outras, desde que solicitada.

A Konica Minolta estabeleceu a “Eco Vision 2050”, um compromisso a longo-prazo que visa a redução das emissões CO2 em 80%, até 2050 (relativamente aos níveis obtidos em 2005). O plano ambiental a médio-prazo definido para 2016 funciona como um plano de ação que antecede o objetivo a longo-prazo e está em linha com os objetivos do plano de negócios da companhia. Os pilares deste plano a médio prazo consistem em três grandes elementos: Produtos Verdes (planeamento e desenvolvimento); Fábricas amigas do ambiente (aquisição e produção); e Marketing Verde (distribuição, vendas e serviços, coleção e reciclagem). Estas atividades englobam todo o processo de negócios do grupo e são implementadas a nível mundial.

Em linha com o posicionamento da marca, “Giving Shape to Ideas”, a Konica Minolta continuará a criar propostas de valor, projetos inovadores e a solucionar desafios, fortalecendo a sua contribuição para a redução do impacto ambiental nas cadeias de distribuição e comunidade globais.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.