Project Ara: Edição developer irá chegar ainda em 2016

Project Ara 2016

A Google I/O 2016 está agora a chegar ao fim e pouco ou nada se ouviu falar sobre um dos grandes projectos da Google, o Project Ara. No entanto, apesar de não ter sido concedida grande atenção durante a conferência surgiram informações que sugerem o lançamento de uma primeira edição de developers ainda antes do final de 2016.

Publicidade
Loading...

Numa recente entrevista, Rafa Camargo falou sobre um protótipo já funcional do Project Ara que está mesmo a ser utilizado com o dispositivo do dia a dia por cerca de 30 funcionários da Google.

Uma das grandes mudanças que ocorreram desde o início do projecto é a estrutura base do dispositivo em termos de hardware. Na sua origem, os dispositivos do Project Ara iriam ter todas as suas especificações de hardware personalizáveis, incluindo processador, RAM e disco rígido. Entretanto, a equipa responsável pelo projecto decidiu que a grande maioria das pessoas não quer mesmo ter de se preocupar com este tipo de alterações, preferindo oferecer assim uma base única e sólida com especificações de bom nível e oferecer depois outros módulos que permitam a personalização mais “lúdica” do terminal.

Para conseguir atingir esse objectivo a equipa está a preparar um dispositivo relativamente topo de gama com um ecrã de 5,3 polegadas e que será totalmente funcional desde o momento em que é retirado da sua caixa e terá bastante espaço livre para a colocação de módulos.

Na sua entrevista, Camargo salientou ainda que o conceito dos módulos não é obrigatoriamente aplicado apenas aos smartphones. Tendo em conta esta afirmação, poderemos talvez esperar que pouco tempo depois do Project Ara se tornar comercial que venha a surgir um tablet ou outro tipo de dispositivo com o conceito de módulos.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e actualmente reside em Londres. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009. Fundador e autor do blog Androidblog.pt, criado em 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.