TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

A Google está a trabalhar num interruptor assassino para a Inteligência Artificial

Jorge Montez por Jorge Montez
06/06/2016
Em Notícias

E se, de repente, robots e algoritmos deixassem de ouvir o homem? E se a inteligência artificial deixasse de considerar os humanos essenciais? Ou, pior, e se de um momento para o outro os visse como inimigos? Os filmes de ficção científica estão cheios de situações destas e a Google leva estas questões tão a sério que está a trabalhar numa solução: um interruptor assassino.

Que nós, simples mortais, nos questionemos sobre como será o futuro com a Inteligência Artificial e tenhamos receios de ser substituídos é normal. Mas que pessoas como Elon Musk ou Stephen Hawking digam que o futuro pode ser medonho e que devemos ter muito cuidado com o desenvolvimento da Inteligência Artificial já é mais assustador.

A grande questão é a de conseguir manter sob controlo algoritmos e robots mais rápidos a processar dados e a aprender do que o ser humano. Dentro de não muito pouco tempo, a Inteligência Artificial vai-se impor em muitos aspetos da nossa vida quotidiana.

E se um robot ou um computador que controle a casa de repetente se passar? A Google também está preocupada e tem uma equipa a estudar o assunto. Vamos ser reféns das nossas próprias criações ou conseguiremos sempre manter o controlo?

A equipa da Google chama-se Deep Mind e tem por objetivo a criação de uma estrutura que impeça a Inteligência Artificial de aprender a evitar – ou mesmo induzir – a interrupção humana em tudo o que está a fazer.

Em conjunto com a Universidade de Oxford, o Deep Mind publicou um artigo assinado por Leaurent Orseau, da Google, e Stuart Armstrong, do Future of Humanity Institute daquela universidade, em que propõem a criação de um botão assassino.

Dizem os investigadores que “é improvável que agentes de aprendizagem reforçada que interagem com um
ambiente complexo como o mundo real se comportem de forma ótima o tempo todo. Se tal  agente está a funcionar em tempo real, sob a supervisão humana, pode ser necessário de vez em quando um operador humano para pressionar o grande botão vermelho que impeça o agente de continuar uma sequência nociva
das ações prejudiciais tanto para o agente como para o ambiente e levar o instrumento para  uma situação mais segura. No entanto, se o agente de aprendizagem espera receber recompensas a partir desta sequência, pode aprender a longo prazo para evitar tais interrupções, por exemplo, desativando o botão-vermelho. Este é um resultado indesejável”.

Por outras palavras, ainda escritas pelos investigadores: “Interruptibilidade segura pode ser útil para assumir o controle de um robot cujo mau comportamento pode levar a consequências irreversíveis, ou para tirá-lo de uma situação delicada, ou mesmo para a utilizar temporariamente para realizar uma tarefa que não aprende a executar ou pela qual não receberia recompensas”

É partindo deste pressuposto que os investigadores estão a estudar a criação de um botão assassino que pare a Inteligência Artificial e no artigo (pdf) que publicam afirmam demonstrar que é possível que instrumentos ideais de Inteligência Artificial podem ser desligados com segurança.

Mas ainda têm muito trabalho pela frente. É que a equipa Deep Mind não tem a certeza se o interruptor assassino funciona com todos os algoritmos, nomeadamente com aqueles que fazem parte da sistema de aprendizagem.

Via Engadget

Tags: googleinteligência artificial
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Gás caro reacende risco de crise energética na europa
Notícias

Gás caro reacende risco de crise energética na Europa

11/09/2026
Playstation lego (2)
Notícias

PlayStation original regressa num impressionante set oficial da LEGO

06/09/2026
Vivo x500 pro
Notícias

Vivo X500 Pro: Detalhes impressionantes sobre o vídeo foram revelados

02/09/2026

Comentários

Últimas notícias

Honor Watch 6 Pro chega este mês com monitorização de pressão arterial

iQOO 16: Revelado o novo design holográfico inspirado no espaço

Gás caro reacende risco de crise energética na Europa

Xiaomi 18 surge em certificação e revela segredos antes do lançamento global

Eurotux lança serviço de conformidade com o AI Act

O rei da produtividade a 75€: Logitech MX Master 3S com corte brutal

Anthropic alerta para maior autonomia da IA em ciberataques

Honor Magic 9 promete áudio de cinema com microfone inovador

Apple Watch Ultra 4 melhora sensores e sobe autonomia para 50 horas

POCO F9 Pro cai 200 euros na Amazon: vale o investimento?

WhatsApp prepara grande revolução visual no iPhone com design Liquid Glass

Smartwatch para crianças da Hama chega a Portugal com GPS e SOS

Honor Magic9 Pro Max surge em vídeo hands-on antes da apresentação oficial

Galaxy Z Fold8 cresce 50% nas vendas na Europa

Google Pixel 11 recebe atualização surpresa focada na correção de erros

Samsung Galaxy Z Fold 8: ecrã flexível nos cantos é propositado

Axis leva analítica de vídeo com IA à hotelaria em Portugal

Xiaomi lança fogão inteligente com IA que vigia os teus cozinhados

Apple Watch Series 12 mede frequência cardíaca a cada 5 segundos

Apple apresenta o processador A20 Pro com arquitetura inovadora de 2 nm

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.