As transformações tecnológicas e a sua influência nas profissões

A tecnologia muda os ambientes de trabalho

A tecnologia muda os ambientes de trabalho que conhecemos a alta velocidade. Nos próximos 10 anos as profissões mais tradicionais (como é o caso de operadores de fábrica), vão desaparecer, a forma de organização no negócio será diferente e os trabalhadores terão de se adaptar a novos processos.

A maioria dos setores estão enfrentando mudanças em seus processos, onde o desenvolvimento da tecnologia é a principal causa do mesmo. Nos últimos anos, a indústria de seguros, financeira ou imobiliária, acabaram por se adaptar às novas tecnologias. Se este for o seu caso e se está a criar um novo negócio pode criar logotipo de forma gratuita.

A tecnologia muda os ambientes de trabalho

Quais são os setores com as maiores mudanças tecnológicas?

As novas tecnologias vieram para ficar e embora todos os tipos de trabalhos tenham tido diversas alterações, existem alguns sectores em que o desenvolvimento e a evolução da tecnologia é mais latente. Os principais são:

Industria de seguros – A tecnologia revolucionou a indústria de seguros. Além disso, nasceu um novo conceito: Insurtech que combina tecnologias com seguros.

Estima-se que, a longo prazo as máquinas possibilitem as ferramentas necessárias para determinar qual o seguro que mais se adequa a cada cliente.

A industria dos seguros é precisamente um dos setores em que deverá haver mais mudanças e cujos processos deverão ser alterados cada vez mais nos próximos anos, graças à criação de novas soluções que simplificam o processo.

Setor financeiro – Este é outro setor que tem registrado mais mudanças. A Fintech (a junção de finanças e tecnologia) vai ser cada vez mais notada, uma vez que os usuários estão exigindo processos mais simples e automatizadas que facilitam os processos.

O home banking foi o primeiro passo, contudo existem soluções hoje para emitir faturas, fazer investimentos, pagar qualquer coisa através do telemóvel, etc

Setor imobiliário – O setor imobiliário é outro dos setores que está passando por mudanças impulsionadas pela tecnologia.

Conhecido como proptech (indústria de tecnologia no setor imobiliário) revoluciona um mercado, onde já começa a aplicar realidade virtual e agências digitais.

a tecnologia não para de se desenvolver

O que é que os alunos de hoje vão fazer amanhã?

As profissões futuras também vão ser modificadas, e os estudantes de hoje serão os técnicos de automação, professores de física quântica ou as pessoas que transformam sonhos em design digital…. As mudanças no mercado de trabalho e profissionais vão sofrer diversas alterações devido à evolução tecnológica.

São muitos os jovens de hoje que sonham criar a sua própria empresa, ter o seu negócio e fazer aquilo que desejam sem ter de prestar justificações a ninguém, e se esse é o seu sonho, você pode começar por criar logotipo grátis.

A tendência é que todos os setores que conhecemos atualmente se adaptem às novas tecnologias.

Em qualquer caso, a tecnologia não para de se desenvolver e tornar a vida das pessoas mais simples. Os nossos avós viveram sem internet ou smartphones, o que hoje é impensável. As necessidades são criadas.

A tecnologia dá-nos muitas opções diárias que economizam tempo e dinheiro. Assim sendo, todos devemos adaptar-nos às mudanças e dizer que sim ao progresso.

Artigo anteriorPróximo artigo
Convidado
Área destinada a artigos escritos por autores convidados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.