Jogos tradicionais no Brasil que nunca saem de moda

Jogos tradicionais no Brasil que nunca saem de moda
Foto: Pexels

Desde os mais remotos tempos, quando a espécie humana surgiu no planeta terra, iniciou-se junto a ela a necessidade vital do desenvolvimento intelectual, ”o jogar”. Mesmo com todas as cogitações que existem manuscritos milenares apontando que os jogos eram e ainda são praticados em todas as regiões do mundo, dificilmente poderá se delinear exatamente qual foi o primeiro jogo surgido entre os humanos. Segundo a teoria de Darwin, afirma-se que existia um jogo chamado Jogo da Evolução, o qual foi praticado pelos Neandertal, e era um jogo bem simples, porém rude, praticado com um grande osso que representava pontos, à destroçar as cabeças dos adversários e com isso conquistava-se o domínio de territórios naquela época.

Durante muitos séculos, o ato de jogar passou a ser praticado apenas por povos mais humildes, até que Rei Arthur mandou construir uma mesa redonda enorme apenas para receber seus amigos para jogar, e a partir dali foram surgindo outros jogos populares tais como Teseu e o Labirinto. Atualmente, mesmo com a evolução na tecnologia, os brasileiros continuam buscando jogos tradicionais como opção de entretenimento, pois além do passatempo ser divertido ainda proporciona pontos positivos como o exercício das habilidades e até conquistar lucros financeiros.

Palavras com amigos

via GIPHY

Baseado na versão original do jogo de palavras cruzadas, o jogo Palavras com Amigos, conhecido internacionalmente através do seu nome original em inglês: Words with Friends, é um aplicativo disponível para smartphones, entretanto, classifica-se como uma palavra-cruzada online. Além disso, é possível que o jogo seja praticado entre amigos reais, não apenas os anônimos virtuais, ou seja, o jogador tem a possibilidade de convidar seus contatos para se divertirem online. Uma diversão que tem o objetivo de criar palavras com as letras que aparecem automaticamente num quadro dinâmico e que disponibiliza inúmeras opções de jogada, como por exemplo, trocas de letras, passar a vez, formar palavras curtas ou até não tão popular no cotidiano.

Jogo da Forca

O tradicional jogo da forca é um passatempo para quem gosta de praticar e testar seus conhecimentos sobre algum idioma, no solo brasileiro, desafiar o vocabulário é um dos exercícios mais comuns entre os apreciadores da Forca. O jogo que consiste em acertos, pois é necessário apontar corretamente qual é a palavra proposta, é formado por uma dica inicial, que nada mais é que, a quantidade de letras que a palavra possui e muitas vezes até o tema ligado à palavra é oferecido, para facilitar o palpite. O mais engraçado do jogo certamente é o corpo que é desenhado ao lado do símbolo ”forca”, e conforme o jogador for errando as letras, é desenhado uma parte dos membros do corpo, e o jogo termina com o acerto da tal palavra ou então com o término do preenchimento das partes corpóreas do jogador ”enforcado”.

Jogo de Loteria

Uma tradição do jogo de loteria no Brasil é a aposta coletiva, onde várias apostas são realizadas e os custos delas são divididas entre todos os participantes, através de cotas. Mas a modalidade mais popular é agora apostar online, como por exemplo na Mega Sena onde é possível apostar entre 6 e 15 números, com prêmios que podem chegar a dezenas de milhões de euros. Por exemplo em 1999 um apostador de Salvador em 1999 ganhou R$ 64,9 milhões. O site da Mega Sena apresenta os números mais escolhidos, com o 51 ficando o mais popular entre apostadores. Superstição…?

Sudoku

 

jugando Sudoku… (CC BY 2.0) by pena2

O Sudoku é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica dos números, e tem o objetivo de levantar a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias em uma grade de 9×9, que é constituída por 3×3 subgrades denominadas ”regiões”. É disponilizada algumas pistas iniciais, sendo números inseridos em algumas das células, permitindo uma indução ou dedução dos números em espaços que estejam vazias e cada região, linha e coluna, só pode apresentar um número de cada um entre 1 à 9. Com isso, o jogo é considerado de raciocínio lógico, pois o jogador deve resolver o ”problema” de uma forma rápida. Certamente é um jogo de habilidade que requer muita atenção em detalhes, além de boa memória e agilidade.

Contudo, o primeiro passo é escolher como se quer jogar qualquer um desses jogos tradionais que fazem sucesso até hoje em tempos modernos, uma vez que todos eles já podem ser acessados via internet e estão disponíveis para baixar como apps no iOS ou Android. Nota-se que esses jogos populares nunca saem de moda e fazem parte do dia-a-dia de muitos brasileiros como forma de distração, crescimento e desenvolvimento de habilidades.

Artigo anteriorPróximo artigo
Fabio Oliveira
é formado em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com foco principal no mercado de games também tem grande interesse pela área de tecnologia. Siga-o no Google +

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *