Chama-se mSign e é a mais recente app que a Multicert desenvolveu para a Samsung disponibilizar nos seus Galaxy S8, S8+ e Note 8, ou seja, uma nova forma de assinar os seus documentos de…forma legal. Esta sinergia permite a utilização, com valor legal, de uma assinatura digital 100 por cento desmaterializada, simples, confortável e segura.
Está apresentada a solução; A partir de agora, os utilizadores de smartphones Samsung vão poder assinar digitalmente documentos e efetuar contratos com valor legal com o mSign da Multicert, numa solução conjunta que combina segurança e mobilidade. O projeto piloto foi desenvolvido em Portugal pela Multicert e pela Samsung e foi apresentado hoje na inauguração oficial do Samsung Innovation Center, na sede da Samsung, em Oeiras.
Com o mSign, os utilizadores de smartphones Samsung Galaxy S8, S8+ e Galaxy Note 8 podem a partir de agora obter uma assinatura digital e assinar validamente contratos e outros documentos diretamente nos seus smartphones, de forma segura e com toda a simplicidade.
A verdade é que a partir de agora, com a assinatura digital do mSign, os contratos podem agora ser assinados à distância, com segurança e também com mobilidade, dispensando a presença de quem assina, o papel, a utilização de um computador e uma pen usb ou um leitor de cartões, mantendo a validade legal.

A complexidade técnica subjacente e os requisitos de segurança física dos contratos levava a que, na prática, acabasse por ser solicitada a presença física do assinante para validar os documentos, o que não responde às exigências de mobilidade dos consumidores e utilizadores atuais.
Em variadas situações, o mercado já utiliza equipamentos móveis como tablets e canetas digitais. Tipicamente, o cliente desloca-se ao local designado pelo prestador de serviço, senta-se com o responsável comercial, insere o cartão de cidadão no leitor de cartões ligado a um tablet ou computador (que lê a informação do cartão) e, após preencher e validar os dados, assina com uma caneta digital ou imprime o contrato para o assinar em papel. Este contrato em papel é depois digitalizado para ser incluído em sistema. O mSign pretende vir a alterar este paradigma.
O projeto conjunto da Samsung e da Multicert conjuga várias camadas de segurança que respondem aos standards mais exigentes do mercado. É um sistema com valor legal que integra desde já o uso de um Certificado Digital Avançado, emitido pela Multicert, com a utilização da tecnologia biométrica de reconhecimento da impressão digital ou da íris, para autenticação, incluída nos mecanismos avançados de segurança do sistema Knox em smartphones Samsung. No contexto de uma empresa, o mSign, pode já ser utilizada em processos internos de aprovação que requeiram assinatura digital avançada.
No roadmap da aplicação está já a Certificação Digital Qualificada – assinatura digital que tem valor equivalente à assinatura presencial manuscrita – prevista para o primeiro trimestre de 2018.
Esta sinergia permite a utilização, com valor legal, de uma assinatura digital 100 por cento desmaterializada, simples, confortável e segura. Trata-se da evolução para uma solução tecnologicamente inovadora, que assegura a completa desmaterialização de processos e simplifica a celebração à distância de contratos válidos.
O lançamento do piloto desta solução ocorreu hoje num espaço também ele inovador, o Samsung Innovation Center (Centro de Inovação), que oferece uma experiência completa com equipamentos da marca, e por isso imersiva, que pretende fazer repensar a ideia do futuro, colocando a inovação tecnológica ao serviço dos diferentes tipos de negócio.
Comentários