Questões Tech & Net – Vigie Solutions Notícias

Gestão e Manutenção de infraestruturas: entrevista a Paulo Neto da VIGIE Solutions


O conceito de gestão e manutenção de infraestruturas e equipamentos, ou Facility Management, tem vindo a ganhar cada vez mais destaque. Que motivos associa a este fenómeno?
Desde há muito tempo que o mundo empresarial percebeu que a manutenção de infraestruturas e equipamentos, tem um papel extremamente relevante para a saúde financeira das empresas bem como para a garantia de qualidade dos seus produtos e serviços. Associando a esse facto, a crescente preocupação com a eficiência e a sustentabilidade das organizações, torna-se óbvio o caminho da sistematização de processos suportada por informação em tempo real, permitindo assim alcançar os níveis desejados.

 

Quais sãos as necessidades mais frequentes com que as empresas se deparam no âmbito do Facility Management?
Em primeira instância, a inexistência de um “snapshot” completo e detalhado das infraestruturas e equipamentos da organização, bem como do estado dos mesmos. É ainda muito comum encontrar organizações que não têm o mais básico inventário dos seus equipamentos e das suas instalações efetuado com o mínimo de detalhe. Outra necessidade, ainda mais frequente, é a ausência de histórico e consequentemente de indicadores de funcionamento e de manutenção dos referidos equipamentos. Quantas manutenções foram efetuadas durante o período de vida de um determinado equipamento? Quantas manutenções preventivas? E Corretivas? Que custo anual de manutenção representa esse equipamento para a organização? Quantas horas funciona no mês? Quanto representa em energia consumida?
Em suma, as necessidades mais frequentes são de informação e indicadores de produção e manutenção da sua organização.

Que benefícios é que as empresas podem retirar da monitorização dos seus equipamentos e infraestruturas?
Os benefícios são inúmeros e advêm todos de um ponto comum – medir.
Uma máxima muito conhecida diz-nos que “O que não pode ser medido, não pode ser gerido!”, eu prefiro dizer – “ O que não medimos, não gerimos com eficiência!”.
A rastreabilidade é um dos fatores chave resultantes da monitorização dos equipamentos e das infraestruturas. A informação em tempo real disponibilizada por ferramentas de análise, dotadas com alarmística inteligente e reporting, são nos dias de hoje imprescindíveis para organizações que querem ser eficientes. O enorme valor acrescentado que é gerir uma organização, suportado em informação real, que não só nos mostra o presente como nos dá previsibilidade de futuro, é definitivamente uma enorme mais valia.

 

Como é que a tecnologia afetou a forma como é feita a manutenção de infraestruturas e equipamentos?
Afetou de um modo claramente positivo. A Manutenção efetuada com recurso a ferramentas de Facility Management, veio por um lado simplificar os processos e por outro torná-los mais eficientes.
O modo simples e dinâmico como flui a informação, reduz substancialmente os tempos de resposta, permitindo em simultâneo o acompanhamento dos processos em tempo real. Deste modo estamos sempre informados e em contacto com o que se passa na nossa organização. Reagir em tempo útil é assim muito mais simples.

 

Para que áreas de negócio ou setores de atividade é que VIGIE Solutions desenvolve soluções?
A ViGIE Solutions tem presença nos sectores Healthcare, Pharma, Indústria, Hotéis e Edifícios de um modo geral. Com clientes em Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália, Angola e República Dominicana, somos conhecidos por tornar a vida das organizações mais simplificada. Os clientes ViGIE têm em nós um parceiro de referência com quem podem sempre contar.

 

Que funcionalidades é que as vossas soluções oferecem?
As soluções ViGIE, são ferramentas de Facility Management e complementam-se em duas vertentes.
Por um lado, a solução IoT, que permite a recolha de dados em tempo real da organização e dos respetivos equipamentos, com recurso a sensores sem fios das mais recentes tecnologias. A alarmística inteligente bem como o reporting detalhado, adicionalmente a outras funcionalidades de análise de dados e geração de indicadores permitem o utilizador ter acesso em tempo real ao que se passa na sua organização.
Por outro lado, uma solução de gestão de manutenção, que permite a gestão integrada de ativos, bem como a respetiva manutenção preventiva e corretiva.
Soluções integradas que se pautam pela mobilidade, a usabilidade e o enorme valor acrescentado reconhecido e evidenciado pelos seus utilizadores.

 

A questão da despesa é sempre sensível, independentemente do negócio. Que custos estão associados a este ao tipo de soluções?
Os custos das nossas soluções, devido à modularidade das mesmas, são sempre baixos e de retorno financeiro garantido e imediato.
Essa é uma das caraterísticas das soluções de Facility Management baseadas no modelo SaaS, identificada inevitavelmente como um ponto de enorme importância para as organizações.
Ao invés do modelo de negócio mais comum e conhecido, onde as organizações são obrigadas a investir valores avultados, por exemplo, para terem acesso a um software de gestão de manutenção, adicionado ainda os custos de manutenção da solução ao longo do tempo, o nosso modelo de negócio permite com baixo investimento, ter acesso às soluções com todos os serviços já integrados. Deste modo oferecemos o melhor nível de serviço a um custo fixo.

 

Que recomendação deixa aos gestores e empresários para melhor assegurar as condições ambientais ideais nos seus negócios?
Existem diversas oportunidades que passam não só pela melhoria das condições ambientais da organização nalguns casos, como de um modo mais geral e extensivo a todas as organizações, por uma gestão mais eficiente suportada por dados em tempo real. A escolha das ferramentas de Facility Management mais adequadas à organização, são a chave do binómio de sucesso que permite o menor investimento para a obtenção do maior retorno.
Medir para identificar oportunidades de melhoria e gerir o dia a dia da organização de um modo mais simples e eficiente, com ferramentas mais amigáveis, acessíveis de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *