Huawei Mate 10 Pro - techenet Análise

Review: Huawei Mate 10 Pro, topo de gama com um toque especial


O Huawei Mate 10 Pro surge como uma arrojada aposta da gigante da tecnologia chinesa, apresentando um ecrã de grande dimensão, bateria com incrível capacidade e capacidades AI (inteligência artificial) nunca antes vistas. Sem dúvida que o Mate 10 Pro é um smartphone que consegue preencher as medidas até do utilizador mais exigente.

A aposta da Huawei neste novo phablet originou um novo dispositivo que irá sem dúvida fazer frente ao mundialmente popular Samsung Galaxy Note 8, mas será que consegue apresentar-se como uma melhor alternativa?

O Mate 10 Pro e o seu design de última geração

Não há qualquer dúvida que nos dias de hoje, com o crescimento exponencial da dimensão dos ecrãs, torna-se cada vez mais difícil para as fabricantes criarem smartphones que sejam facilmente distinguidos. Com um ecrã de tamanha dimensão e molduras extremamente reduzidas, a Huawei decidiu com o Mate 10 Pro aumentar ligeiramente a sua moldura inferior de forma a conseguir criar alguma distinção colocando o seu logotipo.

Quanto à sua construção, irás encontrar dois vidros Gorilla Glass 5 que são unidos de forma homogénea por um esqueleto de alumínio escovado. Apesar de não apresentar um clone do Infinity Display da Samsung, as margens do Mate 10 Pro conseguem ser ligeiramente mais esguias do que as que irás encontrar no Note 8.

Nas extremidade inferior do smartphone vais encontrar uma entrada USB Type-C posicionada ao lado de uma das colunas, enquanto que na extremidade superior está presente a segunda coluna (com dupla funcionalidade) e um emissor de infravermelhos que poderás utilizar para controlar a tua televisão. Infelizmente, no Mate 10 Pro não vais encontrar entrada para headphones jack 3,5mm… Certamente que muitos utilizadores iriam preferir poder ligar os seus headphones ao smartphone em vez de poder controlar a sua televisão.

Quando comparado com o seu predecessor, uma das grandes diferenças em termos de visual é o painel traseiro, que foi alterado de aluminio para vidro Gorilla Glass 5. Vimos também este tipo de mudança nos novos iPhones, a grande diferença é que a Apple decidiu com isto incluir a capacidade de carregamento sem fios. Infelizmente, a Huawei não optou por oferecer aos utilizadores do Mate 10 Pro esta possibilidade.

No painel traseiro está o módulo de dupla câmara posicionado no centro do smartphone orientado de forma vertical. Ao lado das câmaras irás encontrar os sensores e também um flash LED. Tal como no seu predecessor, o Mate 10 Pro tem o seu leitor de impressão digital posicionado por baixo das câmaras traseiras.

Quanto à sua resistência a inesperados acontecimentos, o Huawei Mate 10 Pro recebeu certificação IP67, conferindo assim resistência a água e poeiras, podendo ser submergido em água até 30 minutos.

Huawei Mate 10 Pro - techenet

Quão bom é o ecrã do Huawei Mate 10 Pro?

No que respeita a todas as decisões feitas pela Huawei no desenvolvimento do Mate 10 Pro, muito provavelmente a menos acertada foi no seu ecrã. O ponto positivo foi a continuidade na utilização de um painel OLED, mas o reduzir da sua resolução chega de forma um pouco inexplicável. Quando comparado com o Mate 9 Pro (resolução Quad HD com 534ppi), o ecrã do Huawei Mate 10 Pro surge de forma inferior com uma resolução Full HD+ (1080 x 2160) e com 402ppi.

Posto isto, não significa que a qualidade da imagem reproduzida pelo ecrã do Mate 10 Pro é má, porque não é. Caso sejas um fã de cores que saltam à vista, poderás utilizar o modo de imagem vívido que aumenta de forma considerável o contraste, oferecendo cores extremamente vivas e pretos profundos.

De uma forma prática, muito provavelmente se fosses utilizar o Huawei Mate 10 Pro sem teres conhecimento da sua resolução Full HD (em detrimento da Quad HD) não irias sentir que algo estaria a faltar muito graças à qualidade incrível oferecida pelos painéis OLED.

Um processador com pensamento próprio

Tal como seria de esperar, a Huawei decidiu mais uma vez utilizar um dos seus próprios processadores para dar vida ao Mate 10 Pro, mas desta vez acabou por trazer agradáveis surpresas. O Huawei Mate 10 Pro vem equipado com o processador Kirin 970, apoiado por 6GB de memória RAM, e quando comparado com outros topo de gama a sua performance é equiparável ou superior.

De acordo com a fabricante, o grande ponto de viragem com este novo processador é a sua dedicada rede neural, uma nova arquitectura IA (Inteligência Artificial) que irá aumentar exponencialmente a produtividade e eficiência do smartphone. A verdade é que na prática os utilizadores não irão sentir esta nova tecnologia funcionar grande parte das vezes, mas de acordo com a Huawei a performance é melhorada em até 25 vezes e consegue poupar até 50 vezes o consumo de energia.

Uma bateria que não te vai deixar às escuras

A Huawei já tinha provado que esta linha de smartphones terá sempre bateria para “dar e vender” e o Mate 10 Pro não foi excessão. Alimentado por uma bateria de 4000 mAh e com a ajuda das novas capacidades do processador Kirin 970, a bateria deste novo topo de gama oferece uma autonomia ainda mais longa do que no modelo do ano passado. Para além disso, podes ainda contar com o suporte para carregamento SuperCharge, que carrega até 50% da bateria em apenas meia hora.

O gerenciamento de bateria é simplesmente genial, onde se pode claramente ver a nova rede neural do Kirin 970 a entrar em acção. Com o passar do tempo é possível observar o consumo da bateria do smartphone em standby (durante a noite por exemplo) a reduzir gradualmente. Mesmo com o uso normal do smartphone (mensagens, chamadas, navegar na internet, jogos, etc.) poderás ficar descansado no que respeita a ficares “às escuras” durante o dia, sendo que a duração média da bateria em uso médio/alto é de cerca de 9 horas.

Huawei Mate 10 Pro - techenet

Câmara capturar todos os melhores momentos

Não surge como qualquer surpresa o facto de que o Huawei Mate 10 Pro tem para oferecer excelentes capacidades fotográficas. Será que é o melhor? Certamente que não, mas tanto as suas câmaras traseiras, como a câmara frontal, têm capacidade para que possas capturar todos os momentos que mais importam na tua vida em grande estilo e qualidade.

No painel traseiro vais encontrar uma configuração de dupla câmara que oferece não só qualidade, mas também versatilidade. Composta por um sensor principal de 12 megapixels (RGB) com OIS (estabilização óptica de imagem) e um sensor secundário de 20 megapixels (monocromático) sem OIS. Ambos os sensores têm uma abertura f/1.6, que permite a captura de fotografias de excelente qualidade até mesmo nos ambientes de mais desafiante luminosidade. Para as tuas selfies, podes contar com uma câmara de 8 megapixels com uma abertura f/2.0.

Tal como já havia acontecido com o Huawei P10 Plus, um dos pontos fortes desta câmara é a captura de fotografias em preto e branco. Sem qualquer dúvida o sensor monocromático de 20 megapixels vai-te permitir capturar fotografias a preto e branco que irão deixar qualquer um de queixo caído. O Huawei Mate 10 Pro oferece também múltiplas opções para captura de imagem, apresentando excelentes resultados nos mais variados campos (macro, paisagem, retratos, etc.).

Como seria de esperar, poderás também tirar proveito do modo manual que te oferece muitas das opções presentes em câmaras DSLR e vários modos semi-automáticos que revelam a grande versatilidade. Entre estes modes está a captura de rastos de luz que permite capturar magnificas fotografias de objectos em movimento durante a noite por exemplo.

Resumidamente, apesar de não se apresentar como o melhor smartphone da actualidade para capturar fotografias, o Huawei Mate 10 Pro é uma potente ferramenta que certamente te irá a capturar o melhor lado da vida.

Design
Software
Performance
Fotografia
Preço
Pensamentos finais

O Huawei Mate 10 Pro apresenta-se como um smartphone extremamente sólido que irá fazer a delicia dos seus utilziadores. Com um design extremamente bonito, a sua performance está ao nível dos mais recentes topo de gama. De realçar ainda as suas vastas capacidades fotográficas que vão capturar fotografias de deixar água na boca!

Classificação 4.3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.