TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Apps for Good surge no ranking Europe’s 100 Digital Champions

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
22/11/2018
Em Notícias, Press Release

O Apps for Good, programa que pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolver problemas da sociedade, acaba de ser reconhecido e eleito pela Google e pelo Financial Times como um dos 100 campeões digitais europeus, ao surgir no ranking ‘Europe’s 100 Digital Champions’.




No relatório divulgado pelo jornal britânico Financial Times, que contou com a colaboração da Google, o Apps for Good surge na categoria ‘Technology training’ que reconhece “iniciativas educativas que ajudam a superar a ‘divisão digital’, através do ensino de capacidades a grupos sub-representados no sector tecnológico”.

Lançado há cinco anos pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é o desenvolvimento de Apps para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

https://youtu.be/LVFUrjBEbmE

“É uma grande honra ver o Apps for Good distinguido e incluído no ranking das 100 iniciativas digitais mais promissoras da Europa, o que demonstra a importância que este programa tem a nível internacional e, sobretudo, nacional para promover e ajudar a desenvolver a capacidade criativa dos jovens, utilizando a tecnologia para resolver problemas e causas sociais”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal.

A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.

No final do programa, as escolas poderão optar por participar na competição que está dividida em duas fases: Encontros Regionais – semifinais em que todos os alunos são convidados a ir a Marketplace e a fazer o seu pitch – e Evento Final – onde são premiadas as melhores soluções.

Na 4ª Edição do Apps for Good que decorreu este ano, o arquipélago da Madeira recebeu, pela primeira vez, aquela que é a maior competição nacional pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais. O vencedor do Apps for Good 2018 foi a aplicação ‘1936’, da Escola Quinta do Marquês, de Oeiras, que tem como inspiração o ano da morte de Ricardo Reis, livro de José Saramago em cuja personagem é inspirada no heterónimo de Fernando Pessoa.

O Apps for Good conta com vários parceiros, como a Galp, Fundação Calouste Gulbenkian, Synopsys, BNP Paribas, Fundação Stravo Niarchos, DNS.pt, IBM, REN, Fujitsu, Fundação PT, DECSIS, SRS Advogados e PWC entre outros, mas também parceiros institucionais, como a Direção-Geral de Educação, a Direção Regional Educação dos Açores e Madeira, a Câmara Municipal de Valongo, a Associação Nacional de Professores de Informática, a APDC, a Educom, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês, a Associação de Professores de Matemática.




Sobre o CDI
O CDI nasceu no Brasil há 23 anos, foi fundada por Rodrigo Baggio, e é uma das mais reconhecidas Organizações Não-Governamentais a nível mundial, estando em mais de 15 países.
O CDI lançou há 5 anos um projeto educativo no Reino Unido a que chamou Apps for Good e que está em cerca de 1000 escolas públicas. Em Portugal, a Direcção-Geral da Educação (DGE) convidou o CDI Portugal a fazer um piloto em 2014/15 com 20 escolas e até ao presente ano letivo (2017/18) as quatro edições do Apps for Good já atingiram cerca de 232 escolas, envolvendo cerca de 5500 alunos e 575 professores. Este programa já está incluído no roadmap da DGE para o ensino tecnológico.
O Apps for Good é um projeto de dimensão internacional com a maior concentração no país de origem (Reino Unido), mas com pilotos a desenvolverem-se em diversos países. Portugal é o segundo maior país em número de escolas, alunos e professores, logo seguido do Estado do Arkansas nos Estados Unidos.
Para mais informações, aceda a http://cdi.org.pt/

Também deve gostar:

Centro de Segurança Google já está disponível em Portugal

Google apresenta medidas para combater pirataria online

Tags: Apps for GoodEurope’s 100 Digital Championsgoogleinclusão e inovação social e digitalprogramarankingTechnology training
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Ai-dada: swatch lança ferramenta de ia para criar relógios únicos
Notícias

AI-DADA: Swatch lança ferramenta de IA para criar relógios únicos

03/02/2026
Apple - siri e inteligência artificial
Notícias

Tim Cook revela: Visual Intelligence é a função de IA favorita no iPhone

01/02/2026
Honor magic8 lite: resistência extrema e bateria de 7500mah chegam a portugal
Notícias

HONOR Magic8 Lite: resistência extrema e bateria de 7500mAh chegam a Portugal

29/01/2026
Stream deck produtividade
Notícias

Stream Deck: o “brinquedo” de streamers que é a melhor ferramenta de produtividade

25/01/2026
Fortuna de elon musk atinge recorde de 788 mil milhões de dólares
Notícias

Fortuna de Elon Musk atinge recorde de 788 mil milhões de dólares

24/01/2026
Iqoo 15 ultra imagens oficiais
Notícias

iQOO 15 Ultra: design “Cyberpunk” e 4,5 milhões no AnTuTu

22/01/2026

Comentários

Últimas notícias

Xiaomi lente modular (2)

Xiaomi vai produzir a “Lente Magnética” de 100 MP: o futuro da fotografia chegou?

04/02/2026
Apple pay 10 anos

Alerta Apple Pay: o novo esquema sofisticado que quer os teus dados

04/02/2026
Google pixel 10 - daily hub

Google Pixel 10 Pro: desconto de 350€ regressa à Amazon

04/02/2026
QNAP

Google Pixel vence crise de 2026: crescimento de 19% previsto enquanto mercado cai

Stranger Things: novo spin-off animado chega em abril e divide fãs

Apple fecha a porta: já não é possível fazer downgrade para o iOS 26.2

WhatsApp Canais: nova funcionalidade revela quem publica o quê (com segurança)

Redmi K90 Ultra: ventoinha ativa e bateria de 8.500 mAh mudam tudo

Galaxy Buds 4: Samsung elimina luzes e muda design para evitar falhas de qualidade

HyperOS 3: a última vaga de atualizações chega aos Xiaomi e POCO

Oportunidade: a barra de som mais vendida da Amazon tem desconto de 33%

Indra testa com sucesso novo sistema anticolisão para drones

Samsung prepara o Verão: Tab S12 e Watch Ultra 2 já certificados

AI-DADA: Swatch lança ferramenta de IA para criar relógios únicos

Samsung Galaxy S26 Ultra: S Pen ganha design bicolor e pontas personalizadas

Lenovo apresenta soluções completas para salas de reunião na ISE 2026

Huawei FreeClip 2: auriculares ‘invisíveis’ com desconto e oferta extra

Huawei Runner Watch: o relógio que quer treinar-te como um maratonista olímpico

Nintendo Switch bate DS e é a consola mais vendida de sempre da marca

Klipsch Detroit: som lendário e 20h de bateria com desconto de 120€

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.