Centro de Segurança Google já está disponível em Portugal

Centro de Segurança Google já está disponível em Portugal

A partir de hoje, passa a estar disponível, também em Portugal e em português, o Centro de Segurança Google. Passa a ser possível a qualquer utilizador encontrar mais ferramentas, dicas e informação sobre temas relevantes como segurança, controlos de privacidade ou como utilizar a tecnologia da forma correcta para a sua família.




Nos últimos anos, a Google criou e foi melhorando várias ferramentas de modo a que os utilizadores tenham o controlo sobre tudo: A minha conta proporciona acesso a todas as definições que garantem a sua informação e a sua privacidade. O checkup de privacidade ajuda cada utilizador a rever e ajustar que informação a Google utiliza para personalizar a sua experiência; e Minha actividade ajuda os utilizadores a reverem os dados de actividade ligados à conta Google.

Veja também: Google apresenta medidas para combater pirataria online

O Centro de Segurança Google

No Centro de Segurança, agora disponibilizado em Portugal, os pais poderão também encontrar informação sobre como utilizar ferramentas como o Family Link e o YouTube Kids para definirem regras de utilização digital para a família, obterem dicas de como falar com filhos e adolescentes, definirem limites e como estarem seguros online. É possível também encontrar ligações e conselhos sobre tópicos importantes como cyberbullying e de peritos especialistas em segurança de crianças online. Em Portugal, conta com o envolvimento de várias organizações, entre elas, Deco Proteste, EU Kids Online, SOS criança, Miúdos Seguros na NET e Internet Segura.

O Centro de Segurança Google faz parte do compromisso contínuo para proporcionar aos utilizadores ferramentas e informação para controlarem a forma como os dados dos utilizadores são utilizados nos serviços Google.




Controle os seus dados, directamente nos produtos Google que utiliza todos os dias

Desde o mês passado, a Google tornou também mais fácil cada utilizador tomar decisões sobre a sua informação directamente em cada produto Google que usa diariamente, a começar pela pesquisa. Sem sair da pesquisa Google, um utilizador pode agora ver e apagar a sua actividade recente na pesquisa, ter acesso rápido aos controlos de privacidade mais importantes na Google e saber mais em como a pesquisa utiliza a sua informação. Sempre que um utilizador usa produtos Google, gera dados sobre a sua actividade. No caso da pesquisa Google, estes dados incluem os termos pesquisados, as hiper-ligações com que se interage e outra informação como a localização quando é realizada a pesquisa.

Caso queira saber mais sobre os dados gerados quando utiliza serviços Google e como são usados estes dados para melhorar a experiência do utilizador poderá assistir ao vídeo (em inglês) que ajuda nesta explicação.

No próximo ano, esta funcionalidade – ainda apenas disponível na pesquisa – será alargada ao Google Maps seguida de muitos outros produtos. Proporcionar acesso a controlos de privacidade relevantes directamente nos produtos Google usados diariamente é apenas mais uma forma através da qual a Google está continuamente a trabalhar para criar a privacidade que funcione para todos os utilizadores.

Artigo anteriorPróximo artigo
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.