Os benefícios dos jogos de memória

Os benefícios dos jogos de memória

Desde quando somos ainda pequenos, nos primeiros momentos de nossa infância, são nos dados alguns brinquedos que servem para estimular áreas específicas do nosso cérebro, fazendo assim com que algumas atividades funcionem como uma espécie de treinamento para que habilidades que serão muito importantes em nossas vidas no futuro comecem naquele momento a ser desenvolvidas.

Brincadeiras para desenvolver nossos sentidos são muito comuns, assim como as que desenvolvem nosso poder motor e nossa capacidade de organização. Quando crianças todos tivemos joguinhos de montar blocos, encaixar peças nos lugares certos, jogos para identificar as cores e uma infinidade de jogos e brincadeiras que serviram para treinar algumas habilidades básicas. Tudo isso vai trabalhando essas habilidades dos nossos cérebros e vai ser fundamental no desenvolvimento de nossas capacidades cognitivas, motoras e mentais.

Uma dessas brincadeiras, que começamos a ter acesso ainda quando crianças e que estará presente em nossas vidas durante muitos e muitos anos, e que nos trará muitos benefícios ao longo de nossa vida são os jogos de memória.

Começamos na infância com jogos para encontrar as cartas com os mesmos animais ou desenhos, e ao longo dos anos, esse treinamento vai se apresentando mais complexo e ainda muito necessário para nossos cérebros se manterem atentos.

É que em um jogo de memória que parece simples, estamos exercitando nossos cérebros a se manter concentrados nas tarefas que estamos executando, treinamos nossa capacidade de observação, raciocínio rápido e também nossa memória fotográfica.

Você deve aproveitar os benefícios dos jogos de memória não somente durante a sua infância, mas sim durante toda a sua vida! Eles vão te ajudar a se manter com o cérebro atento aos detalhes, na sua capacidade de se manter focado nas atividades nas quais estiver trabalhando e, além de tudo, ajudar a manter sua memória boa sempre. Independente da sua idade você deve praticar sempre. E isso vai ser uma verdade principalmente quando estiver na fase adulta.

crianças a jogar

Jogos não servem apenas como uma maneira de passar seu tempo de forma divertida, mas também servem para melhorar sua capacidade mental e até mesmo auxiliar em alguns casos de tratamentos. Uma pesquisa realizada no Canadá com pessoas acima de 50 anos, mostrou que os jogos de memória podem auxiliar a evitar que processos que possam prejudicar nossa atividade mental, como a diminuição do fluxo sanguíneo cerebral e a diminuição da área do cérebro que é destinada à memória, ocorram.

Essa mesma pesquisa constatou que pessoas que jogaram videogame e exercitaram seus cérebros com jogos de memória tiveram maior aumento de suas massas cinzentas em áreas do cérebros capazes de controlar não só a memória, mas também seu equilíbrio.

Os resultados das pessoas que jogaram videogames como forma de estimular seus cérebros foi melhor do que os das pessoas que utilizaram jogos de tabuleiro, e obviamente do daquelas que não fizeram qualquer tipo de atividade.

Uma outra pesquisa realizada pela USP diz que jogos de videogame ajudam para que pessoas aumente sua capacidade de aprendizado e na preservação da memória.

Isso, além de provar a importância de exercitar nossos cérebros, mostra também que jogos de videogame são grandes aliados quando o assunto é manter nossos cérebros jovens e com boa capacidade de raciocínio, equilíbrio e memória.

Talvez agora você não tenha mais tantas dúvidas na hora de escolher o próximo presente para dar aos seus pais ou avós! Um videogame e jogos que exercitem suas memórias pode fazer com que seus parentes mais queridos tenham melhora na sua vida quando estiverem idosos, além de ser uma excelente forma de passar o tempo e aproveitar os momentos de lazer. E quem s

Artigo anteriorPróximo artigo
Fabio Oliveira
é formado em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com foco principal no mercado de games também tem grande interesse pela área de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.