O que é o Omnichannel e como tirar proveito dessa estratégia?

Omnichannel como tirar proveito dessa estratégia

Quem tem um negócio hoje em dia tem que estar atento para obter uma boa presença online. Por isso, é fundamental criar um site para que você possa interagir com o seu público, bem como é importante para o seu negócio ser encontrado por clientes em potencial.

Nesse caso, a estratégia Omnichannel aparece como uma importante aliada. Mas você sabe exatamente o que significa o termo Omnichannel?

Omnichannel consiste basicamente em integrar tantos os meios online e offline para ampliar ainda mais o contato com o seu público consumidor. As vantagens disso são várias, pois o seu negócio adquire mais opções de comunicação.

Se até há alguns anos o objetivo dos empreendedores era entender os anseios e as necessidades do consumidor 2.0, hoje as coisas evoluíram e o termo do momento é o consumidor 3.0, que vive em um cotidiano onde há a integração dos meios online e offline.

A evolução do Omnichannel

Para entender um pouco como funciona essa integração entre canais vamos desmembrar então o termo Omnichannel. Portanto, o “Omni” traz a ideia de “todo”, de “totalidade”, enquanto “Channel” vem do nosso bom e velho inglês e quer dizer canal.

Mas e então, como a estratégia de “todos os canais” pode ajudar o seu empreendimento? Para uma melhor compreensão, vale a pena dar uma olhada na evolução do Omnichannel.

Single Channel

Traduzido de forma literal como o “Canal Único”, essa modalidade designa a estratégia de venda realizada por meio de um canal. Um exemplo prático disso pode ser uma loja de roupas femininas.

As clientes realizam a compra dos produtos somente pela loja, e isso sinaliza que a referida loja utiliza apenas um canal.  

Multichannel

O nome já diz tudo: “múltiplos canais”. Esse tipo de estratégia possibilita que o consumidor pode adquirir o produto por diferentes canais.

O exemplo disso pode ser novamente a nossa loja de moda feminina.

Dessa maneira, as clientes possuem à disposição escolher entre comprar via online, por meio de representantes, ou ir pessoalmente até a loja física.

Repare que as alternativas de aproximação e contato com as consumidoras se tornam mais amplas.

Cross Channel

A gente pode chamar essa modalidade de “Canais cruzados”. Por meio dela, um canal é utilizado para promover o outro.

Para compreender melhor, vamos ao exemplo da nossa loja de roupas femininas. A ideia de canal cruzado reside na possibilidade da cliente comprar uma camisola na loja online e retirar o produto na loja física.

Omnichannel

É aí que a coisa toda ganha mais possibilidades. Na modalidade que abrange todos os canais, o cliente é envolvido tanto no meio online quanto offline.

Dessa maneira é possível afirmar que a referida loja de roupas está nos dispositivos móveis por meio de um aplicativo, na internet por meio de uma loja virtual, nas redes sociais por meio de um marketplace e também no bairro das clientes com suas lojas físicas.

Como é o funcionamento do Omnichannel?

Imagine uma orquestra em que todos os instrumentos musicais estão devidamente afinados e em sincronia. Pois então, é dessa maneira que atua o Omnichannel, em que todos os canais atuam auxiliando o outro, sem competição entre as partes envolvidas.

Sendo assim, o objetivo do Omnichannel é estabelecer para os clientes uma boa relação de compra em todos os ambientes utilizados.

Por isso, para que o Omnichannel funcione da maneira como o empreendedor deseja, é necessário levar em considerações alguns requisitos muito importantes.

Estrutura adequada

A integração entre o meio online e offline deve contar com uma estrutura de qualidade. Por isso, na hora de criar o seu e-commerce, invista em plataformas de qualidade, como o Magento ou Prestashop.

É fundamental também que o seu e-commerce tenha a mesma identidade visual dos outros canais de vendas, pois isso gera identificação e maior aceitação do público.

Alojamento/Hospedagem de site

Além de um bom nome de domínio, capaz de conferir para os seus canais online a credibilidade necessária, é fundamental contar também com um bom serviço de hospedagem/alojamento de site.

Graças a um bom serviço de web hosting, o seu e-commerce terá excelente desempenho, podendo suportar o tráfego elevado e as funcionalidades que esse tipo de projeto exige.

Além disso, as melhores empresas de hospedagem de sites da atualidade disponibilizam em seus planos mais robustos protocolos de segurança, que protegem com eficiência os dados importantes dos seus clientes.

Atendimento de qualidade

Com o objetivo de assegurar a harmonia e a unidade entre os canais, todos eles devem ter uma excelente interação com os clientes. Por isso, utilizar blogs, Youtube e outras redes sociais de maneira correta ajuda a consolidar a sua base de clientes.

Se assim como uma loja física necessita ter bons atendentes, a loja online pode contar com chatbots, que podem personalizar o atendimento. Um desses softwares de inteligência artificial mais utilizado é o Chatfuel.

Conclusão

Cada vez mais a maneira como a relação entre clientes e empreendedores se adapta diante das novas tecnologias. Os consumidores estão por toda parte, por isso, uma estratégia omnichannel se faz presente.

Portanto, diante de tantos canais que podem se conectar e se complementarem, a estratégia Omnichannel adquire uma enorme relevância para alcançar resultados diferenciados e acima da média.

Artigo de Alan Medeiros

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.