Soluções sustentáveis na construção moderna

Soluções sustentáveis na construção moderna

A palavra sustentabilidade está em alta nos dias atuais e se refere ao desenvolvimento que visa manter os ecossistemas da Terra equilibrados, ou seja, o surgimento de inovações e progresso que ao mesmo tempo protejam o ambiente natural e a vida no planeta. Através de escolhas sustentáveis, os sistemas naturais permanecem com sua diversidade, produzindo tudo que é necessário para manutenção do seu equilíbrio.

A civilização humana retira do meio ambiente os recursos para sustentação da vida moderna e, ao longo da história, causou danos ao meio ambiente de uma forma irreparável. Através do conceito de sustentabilidade, a retirada de recursos do meio ambiente deve ser feita de forma que exista harmonia com os ecossistemas.

A consciência ambiental está se tornando prioridade em muitos setores da sociedade. Com a expansão dos centros urbanos, o setor de construção civil é um dos mais aquecidos e movimentam a economia atual com a construção, venda e locação de prédios comerciais e residenciais, ampliação de centros urbanos, ruas, parques e estradas. É necessário que medidas sustentáveis sejam aplicadas neste cenário e os setores de pesquisa e desenvolvimento estão cada vez mais aplicando esforços para encontrá-las e para continuar o desenvolvimento tecnológico e econômico no setor de construção, de uma forma ecologicamente amigável e sustentável.

A necessidade de proteger o ambiente em que estamos inseridos e devolver o que estamos retirando está cada vez mais gritante para que as comunidades não paguem um preço tão alto como, por exemplo, a catástrofe recente que ocorreu com o rompimento das barragens da Vale em Brumadinho (MG) em janeiro de 2019. O desastre está ligado a uma exploração dos recursos naturais sem devolução ao ambiente a uma taxa suficiente. A sustentabilidade também envolve a manutenção da saúde e segurança das comunidades.

O papel do setor de construção civil na preservação do meio ambiente

A proteção ambiental pode ser feita através de medidas amplamente divulgadas como reciclagem do lixo doméstico, economia de energia elétrica e de combustível e uso de fontes de energia renováveis. Além disso, o setor de construção civil também tem um papel relevante nesta iniciativa para um futuro mais verde, contribuindo para a manutenção dos três pilares da sustentabilidade: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Proteção Social. O papel do setor de construção civil é fundamental, pois sempre gerou profundos impactos ambientais, gerando resíduos e alterando ecossistemas.

Tendências sustentáveis na construção civil

Mas o papel de vilão ambiental da construção civil vem mudando consideravelmente e progressivamente, o que é muito positivo. Isso porque um crescente número de projetos de construção está sendo desenvolvido com certificações sustentáveis.

Essas obras são classificadas desta forma uma vez que adotam iniciativas que colaborem com a redução dos impactos ambientais e a busca de uma maior equilíbrio entre os uso de recursos naturais e a preservação dos meios naturais. Dentre estas iniciativas sustentáveis estão em destaque o uso de materiais sustentáveis e o investimento em cobertura vegetal suspensa e a adequação ao clima.   

Materiais sustentáveis na construção civil

Estão em alta as alternativas sustentáveis para uso na construção. Dentre estas medidas estão materiais que cumprem seu papel com eficiência, colaboram com efeitos estéticos ao projeto e ainda colaboram com a proteção ambiental.  

Isso se deve à característica de serem renováveis, como por exemplo matérias primas vegetais como o bambu. Outro exemplo é o uso de produtos naturais que não são agressivos à saúde humana devido à ausência de substâncias agressivas como, por exemplo, as tintas sustentáveis ECycle. Ainda existem as alternativas na construção que utilizam matéria-primas ecológicas, ou seja, que não causam impacto no meio ambiente, como por exemplo, as paredes de Geocélulas PRS Neoloy® para a estabilização do muro de contenção que são duráveis, fáceis de serem montadas e ecológicas por serem feitas com uma liga polimérica testada pela sua eficiência, resistência e baixo impacto ambiental.    estabilização do muro de contenção

Paisagismo em suspensão

É outra alternativa que é usada desde os primórdios da humanidade como os famosos Jardins Suspensos da Babilônia que ficaram conhecidos como uma das Sete Maravilhas do mundo.  Com grande beleza, o projeto arquitetônico foi construído na forma de seis terraços como andares que eram apoiados em colunas gigantes. Os terraços eram base para jardins sofisticados com uma variedade de árvores, plantas ornamentais e grande beleza natural, uma obra gigantesca. Da mesma forma, empresas estão investindo no paisagismo suspenso adicionando cobertura vegetal e telhados verdes nos prédios para um efeito decorativo marcante, além disso trazem benefícios de controle da temperatura do ambiente interno do edifício e melhoria da qualidade do ar.

Artigo anteriorPróximo artigo
Fabio Oliveira
é formado em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com foco principal no mercado de games também tem grande interesse pela área de tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.