Os melhores empregos de marketing exigem conhecimentos tecnológicos

Diz a Adecco que numa década, mais precisamente entre 2012 e 2022 serão criados cerca de 25.400 empregos de marketing aos quais são exigidas, cada vez mais, novas tarefas relacionadas, na sua maioria, com o conhecimento de tecnologias. Algumas já existiam e manter-se-ão importantes embora abarcando preponderantemente novas esferas como o digital.  Entre elas encontramos funções como de analistas, de e-commerce e de designer UI e UX.

Marketing analyst: o ROI e o Reach são os reis e o data analytics está a impulsioná-los

Obviamente, ainda é imperativo que as empresas tirem o máximo proveito de cada investimento. Por isso, o investimento em ferramentas e plataformas de análise de dados é crucial – e o departamento de marketing tem um papel preponderante. Os programas de análise de marketing estão na base para a tomada de muitas decisões, mas há uma escassez severa de pessoas que podem usar essas ferramentas da melhor forma e que potenciem a análise desses mesmos dados. Portanto, a procura por analistas de pesquisa de mercado está num nível mais alto de todos os tempos, e é por isso que a posição alcançou a classificação mais alta em nossa lista dos melhores trabalhos de marketing.

Content specialist: o futuro do marketing de conteúdo

A análise de marketing ajudou as equipas a tornarem-se mais inteligentes na geração de receita e na maximização do retorno dos investimentos. Grande parte dessa transformação passa pela mudança do marketing tradicional para o marketing de conteúdo. Em vez de criar burburinho, o marketing de conteúdo concentra-se na criação, manutenção e, principalmente, no estreitar de relacionamentos com clientes atuais e potenciais. Mas, é necessário entender qual conteúdo que será eficaz, e é isso que está a estimular a procura por outro grande trabalho de marketing – o especialista em conteúdo.

Designer gráfico: uma imagem vale mais que 1000 palavras

Uma imagem vale por 1000 palavras. Nem nunca esta expressão fez tanto sentido como atualmente. O advento das redes sociais, do chamado “digital” acelerou esta área e a produção de arte gráfica, de materiais visuais impactantes e de conteúdo visual, usando competências de design gráfico e conhecimento do software atual. De acordo com estudos recentes, uma imagem tem maior impacto, mais leituras e visualizações do que um texto, ainda que breve. Há que saber traduzir texto em imagem.

Marketing manager: o polo agregador

O gestor de marketing é um elemento agregador de temas, tarefas e da equipa. Este profissional ajusta os planos de acordo com as mudanças no ambiente de marketing para servir a organização e atingir objetivos. É fundamental para manter uma visão 360º da estratégia da empresa, com os kpis e as diferentes áreas de desenvolvimento.

E-commerce Specialist

A indústria 4.0 está aí e o grande desafio nacional é passar todo comércio para a esfera digital. Um grande desafio e acima de tudo, bastante ambicioso, que deverá por isso dar relevo a uma figura, o e-commerce specialist que deverá desenvolver planos de implementação digital com base em práticas de comércio eletrônico. Desenvolve estratégias de negócio online e coordena esforços com as funções de TI.

Product developper

Este profissional é uma peça fundamental nas empresas b2c ou c2c. É o elemento capaz de analisar as tendências de produto no mercado, que de acordo com as mesmas desenvolve estratégias de marketing para maximizar as vendas dos mesmos antecipando tendências e ajustando os produtos às necessidades.

Designer de UI / UX

A imagem é fundamental e o e-commerce também, assim como este especialista que proteja interfaces visuais e interações de aplicativos baseados na Web e é capaz de avaliar a experiência do utilizador a nível online, o seu trajeto desde a necessidade até à decisão de compra, utilizando princípios centrados no utilizador.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.