Os dispositivos domésticos inteligentes podem realmente melhorar a sua vida diária?

O fenómeno da casa inteligente espalhou-se pelo mundo e, aparentemente, está aqui para ficar, à medida que mais e mais potenciais compradores estão a questionar as capacidades de uma casa quando se trata de acessibilidade a produtos inteligentes. A grande maioria das gerações mais novas, na hora de comprar um imóvel, decorá-lo e equipá-lo, parece não considerar os desenhos animados “Os Jetsons” como algo muito distante de um futuro próximo!

Desde máquinas de lavar a lâmpadas e assistentes virtuais, as estimativas sugerem que 47% dos millennials, com idades entre os 23 e os 38 anos, possuem algum tipo de dispositivo inteligente e 70% dessas pessoas planeam reforçar a sua casa com outros dispositivos inteligentes. Mas a pergunta que paira na cabeça de qualquer comprador, proprietário e agente imobiliário em relação a esse setor de US $ 40 bilhões é: esses dispositivos domésticos inteligentes melhoram realmente a sua vida diária?

Uma casa inteligente é uma casa equipada com dispositivos de iluminação, aquecimento e dispositivos eletrónicos que podem ser controlados remotamente por um smartphone ou computador. Muitas empresas oferecem frotas inteiras de produtos que oferecem esse serviço, desde as lâmpadas Philipps, que podem mudar de côr com o toque de uma tela, até os gigantes tecnológicos da Amazon, Google e, mais recentemente, o Facebook, que oferecem uma linha de assistentes virtuais. 

O assistente virtual tem uma fama particular, fascinando os potenciais consumidores quando foram lançados pela primeira vez no início da década; estes permitem que o utilizador execute uma infinidade de tarefas, tudo através de um interface de utilizador ativado por voz e alta-voz. Produtos como estes foram testados e testados nos últimos anos, e uma pesquisa revelou que 57% das pessoas inquiridas sugeriram que os seus produtos inteligentes para a casa poupavam-lhes, em média, 30 minutos por dia, ou seja, uma semana e meia por ano!

Mas quais são os verdadeiros prós e contras de ter uma casa totalmente automatizada e verdadeiramente inteligente? Entre os produtos inteligentes mais populares disponíveis estão aqueles que permitem monitorizar a sua casa através do seu smartphone, um recurso que permite verificar o seu bem mais valioso a qualquer momento, não importa a que distância. 

Outro dispositivo disponível é a campainha inteligente, que pode atender os visitantes que chegam à sua porta 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode alertá-lo quando alguém estiver presente. Esse produto em particular oferece uma enorme medida de segurança, permitindo que peça aos potenciais visitantes que saiam quando não estiver interessado, sem que tenha de abrir a porta.

Além disto, estão a aumentar constantemente o número de produtos que podem tornar a sua casa mais sustentável, com boas soluções para o seu bolso, e, é claro, para o meio ambiente! Sustentabilidade é algo que cresce cada vez mais, pois à medida que a humanidade cresce (e com ela cresce o consumismo), proteger o ambiente deixa de ser uma mera “tendência” e torna-se uma necessidade diária. Uma casa inteligente pode possuir dispositivos como painéis solares, os quais permitem consumir energia limpa, e também controlar, de forma mais consciente, o seu gasto de eletricidade.

As características mais óbvias e aparentes que uma casa inteligente oferece e que podem melhorar sua vida diária são, sem dúvida, o acréscimo na segurança e conveniência. Estes dispositivos oferecem a tranquilidade que deseja sempre que sai de casa e também economizam tempo em tarefas humildes e tediosas sempre que estiver lá. A popularidade destes produtos é a prova de que eles melhoram o ambiente doméstico e merecem um lugar na sua prateleira.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.