Como a tecnologia pode ajudar a passar pela quarentena

usar a tecnologia a seu favor na quarentena

Estamos vivendo tempos de isolamento social, para minimizar a propagação do novo coronavírus. A quarentena é uma potente aliada no combate à pandemia, mas não é uma tarefa fácil, por mais que pareça.

Parar a rotina e simplesmente ficar em casa pode trazer uma avalanche de sentimentos, passando da ansiedade ao tédio. É nessas horas que a tecnologia tem sido a mais poderosa aliada para sobreviver a essa quarentena. 

Seja para continuar trabalhando, para se comunicar com os familiares e amigos, para estudar ou para descontrair, a tecnologia está na maior parte das casas. Selecionamos algumas dicas para extrair o melhor da tecnologia nessa época.

Como a tecnologia pode ajudar a passar pela quarentena

Imagem: Pixabay

Dicas para usar a tecnologia a seu favor na quarentena

Para um bate papo com amigos, praticar exercícios físicos, entre outros, os recursos digitais têm sido de grande ajuda durante isolamento social. Veja como a tecnologia contribui para evitar o tédio e outros problemas, mentais, físicos e econômicos! 

1. Para trabalhar

A grande parte das empresas mundiais estão optando pela modalidade home office, na medida do possível. Isso só é possível graças a tecnologia. Muitas empresas possuem sistemas de internet remotos que possibilitam que o funcionário utilize o sistema da empresa mesmo de casa. 

Além disso, as reuniões no mundo todo estão sendo realizadas por meio de videoconferências. Outros recursos também estão disponíveis, como editores de textos, planilhas e apresentações armazenados em nuvem, para que mais de uma pessoa visualize e edite. Sistemas de gerenciamento de fluxo de trabalho para equipes, e muitos outros recursos que já são utilizados no dia a dia da empresa, estão facilitando sua adesão para o uso em casa.

2. Para os empresários

Para os empresários do ramo do comércio, a tecnologia ajudou a não parar de trabalhar, mesmo com portas fechadas. O sistema de delivery e loja virtual estão com tudo nessa quarentena, proporcionando conforto e segurança para o cliente, evitando que a empresa passe por uma crise financeira irreparável. 

Além disso, existem serviços gratuitos de mentoria para os empresários saberem lidar com períodos incertos como este, como a plataforma Homa e o Sebrae.


Imagem: Pixabay

3. Para estudar

Além das escolas e faculdades estarem implantando o sistema EAD (ensino à distância) nessa quarentena, existe uma infinidade de cursos on-line que estão sendo disponibilizados gratuitamente ou por um custo reduzido. São aulas e cursos completos sobre diversos segmentos, que podem agregar muito conhecimento e deixar seu currículo profissional ainda mais chamativo, além de ajudar no desenvolvimento profissional e pessoal.

Entre as opções, as pessoas estão aproveitando para agregar valor ao seu currículo com um curso de línguas. E para quem busca ter um diferencial mais competitivo, a procura está além do idioma inglês, como a opção do curso de francês on-line, italiano, espanhol e outros. Há vários apps de cursos online para você baixar, e para quem busca variedades, o app de idiomas da Babbel está disponível em 14 idiomas.

Além disso, os grandes nomes do ensino, como a faculdade de Harvard, disponibilizam gratuitamente suas aulas, cursos e palestras de forma virtual, conquistando muitos alunos.

4. Para se divertir e passar o tempo

Para estes fins temos uma infinidade ainda maior de opções. São jogos, livros, revistas, filmes, séries, músicas, shows ao vivo, passatempos e desafios lógicos. Para quem está com as crianças em casa, a tecnologia tem trazido cada vez mais ideias criativas para entreter os pequenos, e permitir que eles aprendam brincando.

Além disso, a tecnologia tem permitido as viagens e passeios virtuais, para locais onde seria difícil estar, fisicamente. Vários museus e atrações abriram suas portas virtuais para passeios com visão 360°, além de materiais com vídeos e fotos para complementar a visita. 

Para os ativos fisicamente, a quarentena veio para trazer um desafio: se manter ativo dentro de casa. Nisso, são milhares de academias, estúdios de yoga e pilates, professores e personal trainers trazendo conteúdos on-line com sugestões de exercícios para serem realizados em casa. Fora isso, orientações de meditação e respiração para acalmar os dias de ansiedade e tensão.

E o mais importante, a tecnologia permite a comunicação com quem está longe. Os aplicativos de videochamadas, mensagens instantâneas e redes sociais estão cada vez mais cheios de pessoas mantendo o contato e matando a saudade, mesmo de longe.

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.