TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

O lado positivo do teletrabalho

Hugo Barata por Hugo Barata
02/04/2020
Em Notícias

A Adecco revelou em comunicado de imprensa que o teletrabalho permite as emrpesas manterem-se produtivas e em funcionamento, os colaboradores manterem-se ativos e emrpegados e além disso, o aumento do teletrabalho também traz benefícios para grupos sociais que muitas vezes são excluídos do local de trabalho. A marca refere especificamente a pessoas com deficiência, pessoas responsáveis por cuidar de crianças e idosos, migrantes e refugiados, e pessoas com recursos financeiros limitados.

Cerca de um quinto da população da UE tem uma deficiência, enquanto nos EUA a proporção é mais próxima de um quarto. Para muitas dessas pessoas, aceder a locais de trabalho tradicionais é uma luta. A questão não é apenas se o local de trabalho em si possui as instalações apropriadas, como o tipo de mesa ou computador de que precisam, mas também superar os desafios de acessibilidade no transporte público todos os dias e simplesmente ter a energia necessária para ir além de um dia inteiro.

O Covid-19 abriu novas oportunidades a este target. Trabalhar em casa, o acesso remoto a conferências e até a consultas on-line com médicos, solicitadas por pessoas com deficiência há anos, hoje são um padrão.  Da mesma forma, pessoas com responsabilidades de cuidar de crianças ou dependentes muitas vezes não conseguem trabalhar em período integral, a menos que possam trabalhar remotamente. No Japão, uma pesquisa online recente com cerca de 1.800 mães que trabalham concluiu que 80% delas não tinham permissão para trabalhar em casa devido à sua profissão ou falta de segurança online.

Aqueles com recursos financeiros limitados talvez não possam comprar o carro que precisariam para se deslocarem a um local de trabalho, mas poderiam trabalhar remotamente.  Os migrantes e refugiados geralmente enfrentam barreiras linguísticas no seu novo país, mas estas podem ser mitigadas por ferramentas de colaboração, como software de e-mail e chat, que destacam a interação cara-a-cara.

Além disso, trabalhar remotamente nas circunstâncias atuais também oferece uma oportunidade única para as pessoas desenvolverem as suas competências e melhorarem a sua empregabilidade. Como resultado da pandemia de Covid-19, mais e mais recursos educacionais foram colocados online, tornando a autoformação mais acessível e a formação online uma realidade.

Trabalhar em casa, portanto, tem muitas vantagens quando se trata de inclusão no trabalho. No entanto, o trabalho remoto não é uma solução para todos. Para quem não tem acesso fácil à Internet de banda larga – ou que não podem pagar por isso – terão mais dificuldade para trabalhar em casa. Mas é possível que a pandemia galvanize os governos para garantir um acesso mais amplo à Internet de alta velocidade.

Um problema mais difícil é que nem todos os trabalhos podem ser realizados remotamente. Trabalhadores da área de retalho, canalizadores e eletricistas e, é claro, profissionais de saúde, estão entre os grupos que precisam deslocar-se a um local específico para realizar o seu trabalho. Trabalhadores do setor de distribuição, motoristas, precisam estar sempre em movimento, em contato com muitas pessoas diferentes.

Proteger esses trabalhadores é uma das razões pelas quais precisamos de trabalhar em direção a um novo contrato social e, ao fazê-lo, devemos considerar a acessibilidade como um princípio central. Nem todo trabalho será adequado para todas as pessoas da sociedade, mas quanto mais pudermos remover as barreiras que enfrentam os grupos tipicamente excluídos, melhor.

É uma questão de justiça social e justiça para todos, mas também existem boas razões comerciais para aumentar a acessibilidade. Uma vez terminada a crise do Covid-19, precisamos de pensar cuidadosamente se podemos manter esses níveis crescentes de trabalho remoto para nos tornarmos mais inclusivos.

Tags: teletrabalho
Partilha
Tweet
Envia
Hugo Barata

Hugo Barata

é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Artigos relacionados

Realme 17t design

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

03/11/2026
Sets lego hello kitty and friends chegam em 2027

Sets LEGO Hello Kitty and Friends chegam em 2027

06/10/2026
Lego natal

LEGO prepara outubro com Wallace & Gromit, Pokémon e Natal

25/09/2026
Google oferece 100 mil bolsas de formação digital e em ia

Google oferece 100 mil bolsas de formação digital e em IA

24/09/2026

Últimas notícias

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Auscultadores PlayStation Pulse chegam a Portugal por 99,99 euros

Xiaomi Smart Doorbell 4 Pro vigia visitas e encomendas

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.