DAVID19: a tecnologia que combate a COVID-19 anonimamente

DAVID19: a tecnologia que combate a COVID-19 anonimamente

A  DAVID19 é uma plataforma  que permite a recolha e partilha de dados sobre a COVID-19,  através da utilização da tecnologia blockchain,  que protege a privacidade de todos os utilizadores.

Publicidade
Loading...

Há um movimento global de combate à pandemia que está a ganhar forma nos nossos smartphones. Está a ser erguida uma plataforma capaz de acelerar a transformação digital e integrá-la na gestão da crise sanitária que vivemos, através do esforço de milhões de potenciais utilizadores: chama-se DAVID19 é promete ser uma solução história que irá tornar visível o “inimigo” até agora invisível que é a COVID-19

Graças à aliança formada pelo LACChain, a plataforma digital DAVID19 permitirá que cada cidadão se torne num herói no contexto da atual pandemia. Esta ferramenta, baseada na tecnologia blockchain, é a primeira solução de código aberto na qual os dados sobre a doença podem ser partilhados sem expor informações pessoais do utilizador.

Numa primeira fase, esta plataforma colaborativa de cidadão para cidadão (C2C) estará focado para a América Latina e Caraíbas, sempre com a possibilidade de utilização e recolha de informação de forma aberta e universal e permitirá que milhões de pessoas partilhem as suas próprias informações sobre a sua saúde de maneira segura e anónima, através de certificados de auto-declaração, que ajudam a transformar este inimigo invisível num bem visível, contribuindo assim para melhor gerir a atual crise sanitária.

Já numa segunda fase, a DAVID19 propõe uma revolução em termos de identidade e verificação através de meios digitais entre empresas e cidadãos (B2C). A participação em massa evolui naturalmente à medida que milhares de empresas privadas entram no ecossistema DAVID19 para emitir credenciais mais sofisticadas, como autorizações para o regresso ao trabalho, declarações, certificados médicos, autorizações de viagem ou diplomas académicos, mediante documentos emitidos por terceiros. Resumindo, aceder a um portfólio de vida – tudo através de uma só plataforma no telemóvel. Além disso, a infraestrutura digital estará preparada para enfrentar futuros surtos deste e de outros vírus, ou mesmo outros fenómenos e situações de emergência no futuro.

A plataforma representa o primeiro passo para que, no futuro, uma pessoa necessite apenas do seu telemóvel para se identificar, para demonstrar que está em condições seguras o suficiente para embarcar num avião, regressar ao trabalho, visitar um museu de arte ou entrar num espetáculo ou evento desportivo, cumprindo sempre com um conjunto de medidas para cada caso específico.

Como funciona a DAVID19?

A DAVID19 funciona como um agregador de carteiras digitais, uma tecnologia emergente baseada em aplicações móveis que utilizam protocolos e padrões de identidade soberana digital – isto é, uma tecnologia que garante ao utilizador manter sempre o poder total sobre os seus dados. Através da DAVID19, cada pessoa poderá selecionar a sua carteira digital, criar o seu perfil e começar a enviar as principais informações para perceber e ver como a COVID-19 se move na sua região. 

Assim que alguém regista os seus dados em relação à quarentena, todos os movimentos durante esse período, o seu estado de saúde, basta manter as informações atualizadas na carteira digital e ver como o mapa interativo de monitorização evolui. Este mapa, composto por dados partilhados por milhões de pessoas, será público e é a base de informação disponibilizada pela DAVID19.

A LACChain, sob a liderança do BID Lab e em conjunto com everis, World Data IOVLabs, Grupo Sabra e a LLYC, desenvolveu esta plataforma para romper com o debate sobre segurança versus privacidade, promovendo ambos de forma simultânea, ao integrar uma opção de confiança, aberta e descentralizada, que se apresenta como uma solução multilateral para um problema global.

Todo o ecossistema DAVID19 (mellamodavid19.org) é composto pela sua aplicação nativa, disponível em IOS e Android, diferentes carteiras digitais e pelas suas redes sociais oficiais (Twitter @MeLlamoDavid19, Instagram MeLlamoDavid19 e Facebook David Diecinueve). 

A aliança apela a todos para que se juntem a este movimento que promete ser um passo importante para acabar com a crise global de saúde.

Sobre a LACChain 

A aliança global para o desenvolvimento do ecossistema blockchain para a América Latina e Caraíbas (LACChain) é uma iniciativa do Laboratório do BID para promover a utilização da tecnologia com impacto na inclusão. Este objetivo comum atraiu a atenção e a vontade de colaboração dos principais atores que lideram o desenvolvimento incipiente de ecossistemas de blockchain nos países da região, como, por exemplo, as autoridades governamentais digitais na Argentina, Colômbia ou Costa Rica, bem como várias das principais entidades em blockchain a escala global, como Adhara, Alastria, AidTech, Blockchain Research Institute (BRI), Consensys, everis, Grupo Sabra, Idemia, ioBuilders, LegalBlock, Multiledgers, MIT Media Lab, NTT Data, RSK , Tradel, World Data e BID.

Sobre o BID Lab

O Laboratório do BID é o laboratório de inovação do Grupo, a principal fonte de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento, focada em melhorar a vida na América Latina e nas Caraíbas (ALC). O seu objetivo é promover a inovação para inclusão na região, ao mobilizar financiamento, conhecimento e conexões para co-criar soluções capazes de transformar a vida de populações vulneráveis devido a condições económicas, sociais ou ambientais.

Sobre a everis – NTT DATA

A Everis, uma empresa da NTT DATA, trabalha na disrupção do mundo dos negócios tendo por base tecnologias exponenciais. A Everis quer marcar o início da próxima geração tecnológica através de diferentes iniciativas inovadoras e disruptivas. A Everis visa projetar o futuro, aumentar o valor dos funcionários através da inteligência artificial, aprimorar a educação tecnológica e ser um ponto de união entre o ecossistema global de startups e grandes corporações. Para tal, dedica-se à consultoria e terceirização, ao abranger todos os setores da área económica. O grupo NTT DATA é a sexta empresa de serviços de TI do mundo, com 100.000 profissionais e presença na Ásia-Pacífico, Oriente Médio, Europa, América Latina e América do Norte.

Sobre o IOVlabsO IOVlabs trabalha para que todos tenham a oportunidade de participar numa nova economia para a nova era da Internet, facilitando a expansão do blockchain como a Internet of value. Para tal, desenvolve

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.