Soluções colaborativas para teletrabalho: Entrevista a Cláudio Moreira, Managing Diretor da Mitel em Portugal

A Mitel apresentou recentemente a sua ferramenta de colaboração MiTeam Meetings, que integra vídeo, chat e voz com a aplicação MiCollab, da Mitel, para fornecer um ambiente de trabalho virtual e em tempo real. A solução vai estar disponível em Portugal com um período gratuito de seis meses, sendo apenas necessária a subscrição neste link

Descreva a solução MiTeam Meetings

MiTeam Meetings é uma solução de vídeo multiconferência 100% baseada em Cloud, projetada para reunir equipas num espaço de trabalho virtual permanente e permite uma comunicação eficiente por meio de interações “frente a frente” para tornar as reuniões mais produtivas para que todos possam realizar o trabalho.

Quais as mais-valias face a outras soluções já disponíveis no mercado, como Microsoft Teams e Zoom?

O MiTeam Meetings é uma solução pensada para simplificar as interações e oferecer aos utilizadores uma solução completa e integrada com o sistema de comunicações empresarial.

Para além dos utilizadores poderem iniciar uma comunicação de voz ou de vídeo através de um clique, as principais mais-valias do MiTeam Meetings são, a facilidade de agendar reuniões integradas com o calendário, a transição suave para vídeo, onde é possível iniciar sessões de vídeo em segundos a partir de um chat ou de chamada, a interação em simultâneo com 100 participantes da reunião, e com capacidade de visualização e gestão de 16 participantes com vídeo na mesma conferência.

A partilha simplificada de arquivos com todos os participantes, onde é possível enviar os documentos importantes para a reunião através do Chat, ficando estes na sala da reunião de forma permanente mesmo pós-reunião, garantindo um acesso fácil, para que a equipa possa reutilizar o espaço de trabalho do MiTeam Meeting regressando à reunião e aceder às informações partilhadas para que qualquer membro da equipa possa rever e atualizar.

Atentos às preocupações crescentes dos utilizadores em relação à sua privacidade e segurança, o MiTeam Meetings foi desenvolvido para responder às exigências atuais e futuras ao nível da encriptação das comunicações, mecanismos de segurança no acesso onde implementámos uma sala de espera em que é o organizador quem garante que só acede à reunião quem está autorizado, entre outras.

O que levou a Mitel a entrar neste mercado?

A facilidade como hoje acedemos à tecnologia e a variedade de aplicações disponíveis no mercado, parece ser à primeira vista uma mais valia, contudo, estão a tornar-se quase num pesadelo, onde os utilizadores, tem que utilizar um sem número de aplicações, para conseguirem conectar-se, levando inevitavelmente a perdas na produtividade e na eficiência. A Mitel é o único fornecedor inteiramente focado em Comunicações Unificadas e na experiência do utilizador, que apresenta uma solução completa ao mercado. Os nossos concorrentes de Cloud, não conseguem disponibilizar a tecnologia para fornecer toda a experiência, desde a área de trabalho do cliente, ao software, até à infraestrutura.

Os gestores anseiam que as suas empresas se tornem cada vez mais sofisticadas, possam dar respostas rápidas e com maior agilidade. Por outro lado, os trabalhadores de alto desempenho, exigem das organizações a capacidade de permanecerem conectados, independentemente do local onde o seu dia os leve.

O MiTeam Meetings é a resposta, uma aplicação 100% Cloud através da qual as empresas podem conseguir maior produtividade e permitir que os colaboradores colaborem de forma eficaz e consistente, como se estivessem na mesma sala.  Com uma implementação e gestão simplificadas, a solução permite a transição fácil entre voz, texto e vídeo, dando às equipas a possibilidade de colaborar de forma próxima, de estreitar laços e melhorar a comunicação entre todos na empresa através de reuniões imersivas e cara-a-cara, sem a necessidade de perderem tempo e dinheiro em viagens.

Como vê o mercado nacional a nível de utilização deste tipo de ferramentas.

No mundo globalizado de hoje, as empresas querem ferramentas que possam reunir membros da equipa, cliente ou fornecedores, independentemente do fuso horário ou da sua localização. O trabalho em equipa deve ser fácil, independentemente da localização. O que parecia ser uma realidade ainda distante, atualmente perante o cenário de confinamento, foi criada uma nova cultura de Teletrabalho, de forma muito profunda, de forma transversal na sociedade. Claro que estamos no começo e ainda há barreira que têm de ser derrubadas, especialmente barreiras de mentalidade e de organização empresarial, mas estou certo de que a seu tempo, esta será a nova realidade, onde o “Trabalho” deixa de estar obrigatoriamente ligado a um espaço físico, e o escritório deixa de ser fundamental e o “novo normal” passa a ser trabalhar a partir de qualquer lugar continuando a ser produtivo, participativo e extremamente eficiente.

Quais os principais sectores de mercado a que se destina?

O MiTeam Meetings destina-se ao mercado em geral, com maior incidência em todas as organizações em que o Teletrabalho seja um fator preponderante na comunicação entre as pessoas e que pretendam simplificar os seus fluxos de trabalho.

Após os seis gratuitos, qual o preçário?

O MiTeam Meetings foi inicialmente desenhado como uma funcionalidade do MiCollab, a aplicação de mobilidade e colaboração da Mitel. Contudo decidimos desvinculá-lo de qualquer plataforma de comunicação e apresentar o MiTeam Meetings como um produto autónomo e levar assim esta tecnologia a todo o mercado.

O modelo de licenciamento baseia-se numa subscrição anual, por organizador de reunião, que rondará um preço recomendado de 10€ por mês.

Têm planos de apresentar mais soluções a nível colaborativo?

Sim. Continuamos a desenvolver e incluir novas funcionalidade nas aplicações de colaboração da Mitel, como o MiCollab, sempre tendo como foco a experiência do utilizador. Em breve iremos também lançar a MOWA – MiVoice Office Web Application, uma aplicação pensada para as necessidades de mobilidade dos utilizadores das pequenas e médias empresas. Esta aplicação utiliza os serviços de Cloud da Mitel da arquitetura CloudLink e trará várias funcionalidades inovadoras. Aguardem!

Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.