Review Asustor AS1002T v2

A Asustor enviou-nos a sua NAS AS1002T v2, um produto de entrada de gama da sua família de NAS, e conseguimos ver imediatamente pela designação que se trata de uma atualização da AS1002T.

Esta solução está equipada com um processador dual-core Armada 385 a 1,6 GHz ( anterior era de 1 GHz) e oferece as funcionalidades de valor reconhecido do OS Asustor Data Master OS. Conta com um controlador 88E1512-NNP2 da Marvell capaz de facultar velocidades de 10 / 100 / 1000 Mbps. A memória RAM fica a cargo da Samsung: 512MB de memória DDR3 com velocidades de até 1.600 Mbps. Discos? Tem capacidade para 2 x SATA-3 6GB/s de 3.5” para facultar um total de capacidade RAW interna de 24TB, que pode todavia ser expandida.

Entre os principais destaques, salientamos o upgrade da CPU, que oferece agora cerca de 20% de desempenho a mais face a versão anterior – com uma oferta de velocidades de 110 MB/s (leitura) e 98 MB/s (escrita). Nota-se melhorias na performance geral, bem como na instalação, no download e upload de arquivos ou na navegação pela colecção de fotografias e multimédia, de resto.

Uma das coisas que nos surpreendeu foi um funcionamento realmente silencioso deste equipamento. Com um ruído de apenas 19 dB quando em standby, é quase inaudível. Mesmo em funcionamento em pleno, atinge 32 dBs – um valor perfeitamente aceitável e que merece menção como uma das mais-valias, já que permite por exemplo que a NAS seja instalada na sala de estar de sua casa. Além disso, a construção da caixa permite que a instalação de tudo seja feita sem parafusos e sem ser necessário utilizar chaves de parafusos. A configuração permite a instalação de dois discos e suporta proteção de dados RAID1, para um processo de backup mais célere e simples. Além disso, a configuração de segurança ADM garante uma proteção reforçada da informação e das ligações de rede. E já que estamos a falar de cópias de segurança, convém referir que é possível guardar os dados em serviços de cloud como o Dropbox, o OneDrive, o Google Drive, entre outros. Esta informação pode depois ser consultada através de uma app muito útil instalada no smartphone.

Consideremos ainda o gestor de sincronização EZ integrado, que permite que todos os ficheiros do seu computador sejam automaticamente sincronizados com o AS1002T V2, independentemente da sua localização. Com o AES e o EZ Sunc Manager, é possível recorrer a esta NAS como uma cloud pessoal e guardar nos discos rígidos todo o aqruivo multimédia de música, fotos e filmes para um acesso seguro e fácil.

Vale a pena apostar no AS1002T V2?

Feita a análise, a atualização face ao seu predecessor vale bem a pena. Embora não existam significativas mudanças estéticas entre os dois, a verdade é que tecnicamente o AS1002T V2 é realmente muito superior. O novo CPU consegue lidar mesmo com as tarefas mais exigentes e não sobreaquece. E como dissemos, mesmo nessas situações, o seu funcionamento é quase inaudível.

Este equipamento oferece rede Gigabit num dispositivo de entrada de gama e com um desempenho que não deixa créditos em mãos alheias. A Asustor consegue ainda complementar a oferta com uma ampla seleção de aplicações e com um processo de instalação e configuração que é simples e rápido.

Quem procura uma NAS silenciosa e com bom desempenho e por um preço competitivo (169€), encontra no AS1002T V2 um parceiro à altura. Veja mais sobre esta NAS da Asustor em https://www.asustor.com/en/product?p_id=54

Asustor AS1002T v2

9 out of 10
Pensamentos finais Quem procura uma NAS silenciosa e com bom desempenho e por um preço competitivo (169€), encontra no AS1002T V2 um parceiro à altura
Artigo anteriorPróximo artigo
Avatar
é admirador de Steve Jobs e Elon Musk. Apaixonado por novas tecnologias, especialmente ligadas à secção de negócios empresariais e de Gadgets, acompanha de perto todas as novidade do mundo das TI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.