TecheNet
  • Mobile
    • Apple
    • Apps
    • Google
    • Huawei
    • OnePlus
    • Samsung
    • Xiaomi
  • Gaming
  • Hardware
  • Segurança
  • Promoções
  • Dicas
  • Reviews
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
  • Mobile
    • Apple
    • Apps
    • Google
    • Huawei
    • OnePlus
    • Samsung
    • Xiaomi
  • Gaming
  • Hardware
  • Segurança
  • Promoções
  • Dicas
  • Reviews
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Estudo serológico revela que anticorpos contra o vírus da COVID-19 na população de Almeirim é de 3,88%

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
9 meses atrás
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no WhatsApp

Estudo serológico realizado em Almeirim, entre 23 de maio e 4 de julho, revela que 3,88% das pessoas testadas estiveram em contacto com o novo coronavírus, apesar de a maioria ter tido apenas sintomas ligeiros.  Da amostra de profissionais de saúde testado, apenas 1% apresentou anticorpos para o vírus SARS-COV-2. Resultados reforçam a importância de conduzir estudos serológicos para a definição de medidas precisas de contenção e resposta à pandemia.

A grande vantagem do novo coronavírus SARS-CoV-2 reside na sua capacidade de transmissão através de pessoas assintomáticas, um dado que já sabemos hoje à luz do trabalho científico desenvolvido nos últimos meses em todo o mundo. A realização de testes serológicos é uma ferramenta determinante para estimar a dispersão do vírus na população, para avaliar a exposição dos grupos de profissionais de risco, e para o seguimento das cadeias de transmissão.

A Câmara Municipal de Almeirim em colaboração com o Agrupamento dos Centros de Saúde da Lezíria do Tejo e o Instituto Gulbenkian de Ciência realizou um estudo serológico à covid-19 para determinar se a população estivera exposta ao vírus. Segundo Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, “só podemos atuar estrategicamente se conhecermos a realidade da nossa população. A colaboração entre as diferentes estruturas é fundamental na resposta tática e preventiva para minimizar os efeitos da atual pandemia”.

No total foram testadas 553 pessoas: 270 pessoas (1,16% da população) uma amostra aleatória da população, que pertence a 121 alojamentos (0,99% dos alojamentos listados no Município de Almeirim), 200 profissionais de saúde de primeira linha ao combate do vírus e 83 casos de pessoas infetadas ou com contactos de casos confirmados.

Os testes realizados à amostra de população revelaram que a sero-prevalência de anticorpos contra o vírus da COVID19 na população de Almeirim é de 3,88%. A maioria dos indivíduos positivos no teste serológico não estava ciente de sintomatologia que configurasse suspeição de doença. Ou seja, o estudo revelou um número apreciável de casos de infecção assintomática que de outro modo não seriam detetados.

O estudo dos 200 profissionais de primeira linha revelou que apenas 1% mostravam anticorpos contra o vírus. Este baixo número de testes positivos numa população com maior risco de exposição, sugere que a implementação de medidas de proteção pessoal dos profissionais foi bem-sucedida.

O estudo serológico revelou, ainda, que em cerca de um terço dos indivíduos em vigilância ativa foram detetados anticorpos para o vírus, sem que tivesse sido previamente detetada infeção viral. Para Carlos Penha Gonçalves, investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência envolvido na realização do estudo “é crucial perceber como o vírus se transmite silenciosamente e como circula sem dar sinais da sua presença, infetando alguns mais que outros. Para isso temos de recorrer as ferramentas mais poderosas que conhecemos: estudos serológicos utilizados de forma estratégica e em alvos representativos da população.”

Os testes serológicos utilizados neste estudo foram desenvolvidos pelo consórcio liderado pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, serology4COVID que reuniu mais 4 institutos biomédicos portugueses da área de Oeiras e Lisboa (ITQB NOVA – Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa, iBET – Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica,  iMM – Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes e o CEDOC-NMS, Centro de Estudos de Doenças Crónicas da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa) e que contou com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Oeiras, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Sociedade Francisco Manuel dos Santos.

A utilização de ferramentas robustas, nomeadamente a amostragem probabilística e testes de alta fiabilidade constitui um desafio da execução de inquéritos serológicos. No entanto, este estudo vem reforçar que os estudos que adotam modelos de implementação que envolvem as estruturas locais (autarquias e saúde) são bem-sucedidos e permitem um maior rigor metodológico e obtenção de resultados mais realistas.

Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Jorge Montez.. O design é uma das suas paixões, tendo criado o estúdio Parapluie que desenvolve trabalhos de webdesign e design gráfico para os mercados brasileiro e português.

Últimas Notícias

Audi A6 e-tron carro elétrico
Mobilidade Elétrica

Audi A6 E-tron chega com faróis que fazem algo nunca antes visto!

21/04/2021
TicWatch Pro 3 recebe atualização que o torna num smartwatch fantástico
Wearables

TicWatch Pro 3 recebe atualização que o torna num smartwatch fantástico

21/04/2021
Sony PlayStation Plus Video Pass
Gaming

Sony: PlayStation Plus Video Pass será a próxima grande vantagem para os subscritores!

21/04/2021

TecheNet Recomenda

Google Fotos. Como ver o espaço ocupado por fotografias e vídeos

Smartphone Android atacado por hackers? 5 formas de o recuperares!

Google Play Store: 5 melhores Apps para editar fotos no teu Android

3 melhores VPN em 2021 para garantir a segurança online

Revolut Portugal: Como pedir o cartão grátis e abrir conta no banco online

Netflix: 9 alternativas para te ajudar a “vencer” o confinamento

As 5 melhores VPN grátis em Portugal

5 drones baratos perfeitos para comprar em 2021

PUBLICIDADE

Parcerias

Portugal de Lés a Lés

Ciberconceito: Alojamento web, Registo de Domínios, Servidores Virtuais, Servidores Dedicados

CHRONOS do tempo

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • Apple
    • Apps
    • Google
    • Huawei
    • OnePlus
    • Samsung
    • Xiaomi
  • Gaming
  • Hardware
  • Segurança
  • Promoções
  • Dicas
  • Reviews

© 2021 TecheNet - Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a sua visita dá consentimento para que cookies sejam utilizados.